Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025


Agronegócio Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025, 13:22 - A | A

Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025, 13h:22 - A | A

Recorde

Suzano alcança 1 milhão de toneladas de celulose produzidas em fábrica no Mato Grosso do Sul

A Suzano, líder mundial na produção de celulose e referncia em bioprodutos a partir de eucalipto, reafirma sua posição de destaque no setor

Viviane Freitas
Capital News

A unidade da Suzano em Ribas do Rio Pardo (MS) atingiu a marca de 1 milhão de toneladas de celulose produzidas, estabelecendo o menor intervalo já registrado globalmente por uma fábrica para alcançar esse feito. O marco foi alcançado em menos de seis meses de operação, no dia 8 de janeiro de 2025, consolidando-se como o segundo recorde da unidade nas últimas semanas. A Suzano, líder mundial na produção de celulose e referência em bioprodutos a partir de eucalipto, reafirma sua posição de destaque no setor.

O primeiro recorde da fábrica foi registrado com a conclusão da curva de aprendizagem em apenas cinco meses e oito dias, muito abaixo da previsão inicial de nove meses. Essa conquista antecipada permitiu que a unidade encerrasse o ano de 2024 com 900 mil toneladas produzidas, superando as expectativas. Desde o início das operações, em 21 de julho de 2024, a fábrica vem demonstrando eficiência e superando metas.

Paulo Silveira, diretor Industrial de Celulose Regional Sul da Suzano, destacou que os resultados são fruto de uma trajetória centenária de inovação e excelência. “Esses recordes representam não apenas números expressivos, mas também um alto nível de maturidade organizacional, investimentos em tecnologia e compromisso com as pessoas e o meio ambiente. A nova unidade quebra paradigmas globais com sua escala produtiva, eficiência e competitividade, graças ao talento e empenho de nossa equipe”, afirmou.

Com capacidade de produção anual de 2,55 milhões de toneladas de celulose, a unidade de Ribas do Rio Pardo é a maior fábrica de linha única do mundo. Durante a curva de aprendizagem, entre 30 de novembro e 29 de dezembro, a produção média diária superou a capacidade projetada de 7.203 toneladas. Esse desempenho foi essencial para alcançar o marco do primeiro milhão de toneladas em tempo recorde. Leonardo Mendonça Pimenta, diretor de Operações Industriais da unidade, ressaltou a importância do trabalho em equipe e a excelência em todas as etapas do processo, desde engenharia e florestal até logística.

A unidade de Ribas do Rio Pardo representa o maior investimento da Suzano em 100 anos, somando R$ 22,2 bilhões, incluindo a construção da fábrica, o desenvolvimento da base florestal e a infraestrutura logística. Além de gerar valor para o mercado, a empresa tem contribuído significativamente para o desenvolvimento socioeconômico da região, formando e valorizando mão de obra local. Com essa nova fábrica, a capacidade instalada de produção de celulose da Suzano aumentou de 10,9 milhões para 13,5 milhões de toneladas anuais, sendo grande parte da produção destinada ao mercado internacional.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS