A colheita da soja em Mato Grosso do Sul atingiu 98,3% da área plantada, de acordo com os dados do Siga (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio), da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja). Até o momento, cerca de 4,4 milhões de hectares foram colhidos, com a previsão de que a safra 2024/2025 seja 6,8% maior que a anterior, alcançando 4,5 milhões de hectares.
A produtividade média inicial foi estimada em 51,7 sacas por hectare, com a expectativa de produção de 13,977 milhões de toneladas. No entanto, após a amostragem de 10,7% da área total, os dados apontaram uma produtividade de 54,4 sacas por hectare, elevando a estimativa de produção para 14,6 milhões de toneladas, representando um aumento de 5% na projeção inicial.
As regiões centro e norte do estado continuam com uma média de 97% de área colhida. O trabalho segue de forma progressiva, com equipes técnicas e colheitadeiras em campo, com o objetivo de garantir que a safra seja retirada dentro do período ideal, evitando perdas significativas de qualidade e quantidade.
Além da soja, a Aprosoja também monitora o avanço do plantio do milho safrinha, que até 11 de abril atingiu 99% da área estimada no estado, mantendo o bom ritmo de produção agrícola. A combinação de boas colheitas de soja e milho deve contribuir positivamente para o agronegócio estadual.