Com foco na sustentabilidade e nos pilares ESG, a Águas Guariroba, concessionária da Aegea, iniciou a produção própria de energia em 2024 por meio de parques eólicos na Bahia, alcançando 95,5% de energia consumida oriunda de fontes 100% limpas. A produção eólica cobre 93% do consumo da empresa, enquanto 2,5% vêm de uma usina solar em Cassilândia, garantindo uma operação mais sustentável e alinhada com práticas ambientais responsáveis.
A coordenadora de Operações, Isadora Andrade, destaca que antes a empresa comprava energia de fontes renováveis no mercado livre, mas agora, com a produção própria eólica, há uma maior contribuição para a redução de emissões e um reforço ao compromisso da empresa com a sustentabilidade. A geração eólica é viabilizada por uma contratação feita pela Aegea para atender 15 concessionárias do grupo, utilizando 20 aerogeradores que resultam em 116MW de potência instalada e produção anual de cerca de 500GWh, suficiente para abastecer uma cidade de 700 mil habitantes.
A Aegea, que já utiliza 98% de energia de fontes renováveis em suas operações, tem a meta de reduzir em 15% o consumo específico de energia até 2030, medida atrelada à emissão de Sustainability-Linked Bonds (SLB). Segundo Emerson Rocha, gerente de Gestão de Energia, esse objetivo reforça o compromisso da companhia com a redução de impactos ambientais e o alinhamento com a agenda de sustentabilidade do país.
As usinas eólicas que fazem parte do complexo Assuruá 5, situadas em Xique-Xique e Gentil do Ouro, na Bahia, já estão em operação. Emerson Rocha enfatiza a importância da parceria com a Serena Energia, ressaltando que essa iniciativa fortalece o compromisso da Aegea em promover um sistema de saneamento mais eficiente e ambientalmente consciente, com projetos em diversos estados brasileiros e foco contínuo em fontes de energia limpa.