Com temática pantaneira sul-mato-grossenses, o Sebrae/MS vai fomentar pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia, por meio do programa Inova Pantanal.
A iniciativa foi lançada no último sábado (29), na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) no município de Aquidauana, durante a conferência oficial do Pantanal Tech.
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, reforça a importância da parceria entre setores público e privado na busca deste objetivo. “O Pantanal Tech atingiu o seu propósito, fazendo essa junção entre todos que têm o interesse no desenvolvimento sustentável. No Pantanal, 84% do território é preservado na sua originalidade e se a gente tiver a grandeza de construir um estado que seja refletido neste evento, Mato Grosso do Sul vai seguir no caminho que estamos criando de desenvolvimento e prosperidade”.
“A participação do Sebrae em um evento que é importante para levar a tecnologia para os pequenos negócios, onde também mostramos a importância da sustentabilidade e da inovação, para cada um dos pequenos negócios, tanto urbanos quanto rurais. Por isso, o Sebrae lançou aqui o Inova Pantanal, sendo uma oportunidade para quem tem interesse ou alguma ideia na área da bioeconomia. Queremos que procure o Sebrae, para que possamos orientar e fazer com que tenha a oportunidade de montar um negócio deste tipo”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.
Além do Inova Pantanal, o programa também inclui o Inova Cerrado, contemplando ideias e negócios deste bioma.
Inova Biomas
O Ivona Biomas visa gerar novos negócios, agregar valor às empresas existentes e fortalecer o ecossistema da bioeconomia, por meio da inovação, sustentabilidade e da conexão entre empreendedores da região e de outras localidades.
O programa está estruturado em dois módulos independentes, com objetivos diferentes, definidos por maturidade empresarial do público-alvo: O primeiro é focado em ideação, sendo destinado para potenciais empreendedores, empresários e pesquisadores que ainda não tiraram a ideia do papel e precisam definir o modelo de negócio. Para tanto, receberão capacitação e mentoria, além da indução à formação de redes de contato para o desenvolvimento do negócio.
Já o segundo módulo do Inova Biomas é focado em tracionar negócios em operação, onde serão selecionados apenas negócios formalizados e em operação. O objetivo é fortalecer a operação, induzir o ganho de mercado (tração) e prepará-los para escalabilidade, inclusive no âmbito internacional.