A Prefeitura de Dourados, por meio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), realizou uma nova pesquisa de preços dos produtos que compõem a cesta básica. O levantamento foi feito em 12 supermercados da cidade, onde foram coletados os preços de 29 itens diferentes.
A pesquisa revelou grandes variações nos preços de alguns produtos, como o sabonete de 85 gramas, com diferença de 309,47%; a erva-mate de tereré, pacote de 500 gramas, com 248,98% de diferença; o café, pacote de 500 gramas, com 145,50%; e o quilo da batata inglesa, com variação de 155,90%.
Além disso, a pesquisa encontrou 15 itens com diferença superior a 100% entre o menor e o maior preço, incluindo cebola, farinha de mandioca torrada, fubá e sabão em pó. A diferença total entre o estabelecimento com o menor preço e o de maior preço foi de 45,03%.
O Procon orienta os consumidores a ficarem atentos às especificações dos produtos, como prazo de validade, composição e peso líquido, ao realizar suas compras.