Pesquisa do Procon-MS, vinculada à Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos, revelou variações expressivas nos preços de produtos da cesta básica e de higiene em Campo Grande. Em abril, diferenças chegaram a 181%, impactando diretamente o bolso dos consumidores da capital sul-mato-grossense.
Entre os itens com maior variação estão esponjas de lã de aço (181,21%), sabonetes (177,52%) e sabão em barra (129,78%). Um exemplo é a esponja de aço, vendida por R$ 1,49 na Vila Moreninha II e por R$ 4,19 no Jardim Canguru. Nos alimentos, os destaques são o fermento em pó (143,63%) e o alho (116,01%).
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 14 de abril, em 13 supermercados de Campo Grande, com avaliação de 28 itens. Produtos como tomate, fubá e leite em pó também apresentaram grandes diferenças de preços entre os bairros da cidade.
Como forma de auxiliar o consumidor a economizar, o Procon-MS recomenda a elaboração prévia de listas de compras, além da atenção à validade, rotulagem e qualidade dos produtos. A dica é comparar marcas e observar os ingredientes, especialmente nos alimentos com altos teores de sódio e açúcar.