A expansão da indústria do gás natural no Brasil trouxe novas oportunidades, mas também desafios relacionados à criação de normas que equilibrem as necessidades nacionais, as particularidades locais e o potencial dos estados. Este é um dos principais focos da Agência Estadual de Regulação (AGEMS), que participou de um encontro técnico no Ministério de Minas e Energia (MME) para apresentar os avanços e propostas de Mato Grosso do Sul. O objetivo é harmonizar regulamentos e garantir o aproveitamento total do gás natural de maneira segura e sustentável.
O diretor de Gás, Energia e Mineração da AGEMS, Matias Gonsales, representou o estado no encontro bilateral promovido pelo MME, com apoio da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), realizado na segunda-feira (18). Durante o evento, foram discutidos diversos tópicos, como a harmonização regulatória entre os estados e os aspectos operacionais da cadeia do gás, a migração de consumidores livres e a interação com a ANP, o Governo Federal e os transportadores.
Além disso, o workshop realizado na terça-feira (19) pela Câmara Técnica de Gás da ABAR abordou o Programa Gás para Empregar e a continuidade das discussões sobre a harmonização regulatória. O objetivo é otimizar o uso do gás natural em todo o país e garantir um aproveitamento mais eficaz do energético.
“Essas discussões são muito relevantes, pois envolvem as empresas da cadeia de gás, as distribuidoras e as agências reguladoras, além dos governos federal e estaduais, que estão tomando decisões cruciais para esse setor”, afirma Matias Gonsales. Ele destaca a importância de garantir regulamentações claras e segurança jurídica para atrair investimentos.
O avanço nas discussões sobre as normas do gás natural é fundamental para o desenvolvimento do setor e para o fortalecimento da infraestrutura energética em Mato Grosso do Sul, garantindo um futuro mais sustentável e competitivo.