A recente queda nos preços internacionais das commodities está contribuindo para um cenário de alívio nos preços dos alimentos no Brasil. A avaliação é do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que afirmou nesta quarta-feira (9) que a tendência é de novas reduções no varejo nas próximas semanas, beneficiando o consumidor final.
Segundo Fávaro, os efeitos já são visíveis na carne bovina, que apresentou queda expressiva no atacado e redução nos preços ao consumidor. Ele também prevê recuo nos valores de produtos como óleo de soja, arroz, feijão e ovos, impulsionado pela renovação dos estoques e pelo fim da alta demanda provocada pela Páscoa.
O ministro destacou ainda que a estratégia do governo tem sido baseada no estímulo à produção e não em medidas intervencionistas. “Com ações ortodoxas, estamos colhendo resultados que vão chegar à ponta para o consumidor”, declarou.
Fávaro também se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir o novo Plano Safra 2025-2026. A proposta prevê manter juros subsidiados para médios produtores e ampliar o crédito dolarizado para grandes produtores. A medida deve garantir mais recursos para o campo, mesmo com a Selic elevada.