Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2024


Economia Sábado, 12 de Outubro de 2024, 08:13 - A | A

Sábado, 12 de Outubro de 2024, 08h:13 - A | A

Economia

Setor de beleza cresce 17% em Mato Grosso do Sul e se destaca no apoio ao empreendedorismo feminino

Sebrae/MS capacita mulheres em vulnerabilidade, e Dia da Beleza em Três Lagoas celebra a autoestima com serviços a preços populares

Vivianne Nunes
Capital News

O setor da beleza em Mato Grosso do Sul não para de crescer. Dados recentes da Receita Federal, analisados pelo Sebrae/MS, mostram que o estado registrou um aumento de 17% no número de empreendedores atuando nas áreas de cabeleireiro, manicure, pedicure, estética e serviços afins. Em 2022, eram 27.235 empresários atuando no setor, número que saltou para 32.056 em 2024, evidenciando a força e a expansão do segmento no estado.

De acordo com a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a popularidade do setor da beleza é impulsionada por fatores culturais, sociais e econômicos. “O mercado brasileiro se destaca pela diversidade de produtos e serviços, pela constante inovação e pela capacidade de se adaptar às necessidades dos consumidores. Isso fortalece tanto as grandes marcas quanto os pequenos negócios, que têm crescido em Mato Grosso do Sul”, explica Sandra.

Sebrae capacita mulheres para o mercado de beleza

O Sebrae/MS não só acompanha essa expansão como também desempenha um papel crucial na capacitação de novas profissionais, especialmente mulheres em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, o Sebrae realiza o Programa de Desenvolvimento Social e Geração de Renda, em parceria com a empresa de celulose Suzano, nas cidades de Três Lagoas e Selvíria. Desde julho, o programa oferece capacitações para 11 mulheres, ensinando técnicas de estética e habilidades para empreender. “O objetivo é que essas mulheres possam gerar renda para suas famílias, seja em empregos formais ou por meio do empreendedorismo”, destaca Patrícia Taiana Batista, analista técnica do Sebrae/MS.

Além das aulas práticas, as participantes também recebem mentorias sobre formação de preços, divulgação dos serviços e outras competências necessárias para atuar no setor da beleza de forma sustentável e profissional.

Dia da Beleza: autoestima e bem-estar ao alcance de todos

Uma das ações do programa, o Dia da Beleza, ocorreu no dia 28 de setembro em Três Lagoas, oferecendo serviços estéticos a preços acessíveis. Realizado na Feira Central da cidade, o evento contou com a presença de cerca de 90 pessoas, que puderam desfrutar de serviços como design de sobrancelhas, depilação de buço, esmaltação, maquiagem e penteados. Os preços variavam de R$ 10 a R$ 20, tornando a beleza e o bem-estar acessíveis para a comunidade local.

O evento foi organizado pelo Sebrae/MS, com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACITL), Associação dos Jovens Empresários de Três Lagoas (AJE TL) e da Feira Central de Três Lagoas (Feiratrês). Para Gislaine Pedro da Silva, uma das participantes do programa, o Dia da Beleza foi uma oportunidade de aplicar na prática o que aprendeu e de fortalecer seu sonho de abrir um salão próprio em Selvíria. “Eu me vi capaz de transformar o que aprendi em algo que pode mudar a minha vida”, disse Gislaine, que se dedica ao atendimento em penteados.

Depoimentos destacam o impacto positivo do evento

Clientes e participantes elogiaram a iniciativa, destacando a importância de serviços acessíveis para a autoestima e bem-estar. A técnica de enfermagem Lilian Cândido da Silva, que aproveitou o evento para fazer uma maquiagem, relatou: “Saio daqui com a autoestima nas alturas, pronta para curtir o sábado”. Já Tatiane dos Santos, maître, foi acompanhada de sua mãe e destacou a importância da ação para proporcionar serviços de qualidade a preços acessíveis: “Achei super importante, principalmente para pessoas que muitas vezes não têm acesso a esses procedimentos”.

O Sebrae/MS planeja dar continuidade ao trabalho de capacitação e geração de renda, buscando expandir ainda mais o alcance do programa. Segundo Sandra Amarilha, “o ambiente é favorável ao desenvolvimento desse segmento em MS, e as novas iniciativas certamente contribuirão para o fortalecimento econômico local”.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae/MS, os interessados podem entrar em contato pela Central de Relacionamento, pelo telefone 0800 570 0800 ou acessar o site oficial do Sebrae/MS em www.ms.sebrae.br.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS