O presidente da Fiems, Sérgio Longen, participou nesta terça-feira (1º) da abertura do Circuito Biogás nos Estados – edição Mato Grosso do Sul, realizado no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande. O evento busca impulsionar o desenvolvimento do setor de biogás e biometano no Estado, criando novas oportunidades de negócios e promovendo debates estratégicos.
Durante o encontro, autoridades governamentais, representantes da indústria, do setor agropecuário e especialistas do setor energético discutiram o potencial do biogás. Longen destacou a importância da pesquisa e inovação na expansão das energias renováveis, reforçando que a indústria precisa de energia competitiva para crescer.
O secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck, representando o governador Eduardo Riedel, enfatizou que o setor sucroenergético lidera a geração de biometano no Estado, aproveitando resíduos como torta, bagaço e vinhaça. A presidente da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), Renata Isfer, ressaltou que Mato Grosso do Sul tem capacidade de produzir mais de 7 milhões de metros cúbicos diários, superando a média nacional.
A diretora-presidente da MSGás, Cristiane Junqueira, destacou a oportunidade de o Estado se tornar referência na produção de biogás, apesar de atualmente ocupar a oitava posição nacional. O evento segue com debates sobre políticas públicas, incentivos financeiros e estratégias para a expansão do setor, em parceria com a ABiogás, Semadesc, Fiems e Biosul.