Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024


Economia Quarta-feira, 11 de Novembro de 2009, 18:55 - A | A

Quarta-feira, 11 de Novembro de 2009, 18h:55 - A | A

Blecaute: 70% das indústrias de MS afetadas

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) estima que 70% das 8.993 indústrias sul-mato-grossense foram afetadas e uma parcela menor registrou algum tipo de prejuízo por conta do blecaute que afetou 18 Estados do País na noite desta terça-feira (10/11). “Pelo menos 500 indústrias pararam de produzir de 40 minutos a duas horas e 30 minutos e, além disso, parcela significativa das indústrias que trabalham 24 horas teve de interromper a produção, retornando apenas no turno da manhã”, explicou o diretor-corporativo da entidade, Jaime Verruck, por meio de sua assessoria, acrescentando que não é possível mensurar os prejuízos porque variam de acordo com o segmento.

Segundo ele, o episódio gera instabilidade no setor porque nesta época do ano a produção está intensificada em razão da demanda extra de fim de ano. “É uma preocupação para as empresas que vivem um momento de demanda por energia por causa do aumento na produção”, disse, ressaltando que as indústrias do setor de alimentos estão entre as mais prejudicadas porque trabalham com perecíveis.

Precaução

O diretor-corporativo da Fiems ainda lembrou que a entidade tem feito um trabalho de conscientização junto aos empresários para que invistam em geradores. “Estamos a algum tempo orientando os empresários a adquirirem geradores, não por causa de situações como a que vimos ontem, mas por conta dos custos da energia e, no caso deste apagão, as indústrias que possuem geradores não precisaram interromper a produção”, afirmou.

Ele acrescentou também que o apagão não gera preocupação em razão da oferta, mas evidencia que o sistema da distribuição é vulnerável. “O problema não é de oferta de energia, porque o País tem em abundância, mas o episódio revela que o sistema de distribuição não tem segurança e, como sem energia a indústria não tem como produzir, vamos monitorar de perto essa questão e as explicações que serão dadas pelas autoridades”, finalizou.

ONS

Relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgado nesta quarta-feira (11/11) confirma que 18 Estados do País foram afetados com o blecaute iniciado por volta das 21 horas de ontem (horário de Mato Grosso do Sul). Segundo o boletim, o Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou problemas na rede de distribuição às 21h13, a partir de Foz do Iguaçu, no Paraná, envolvendo diretamente a região Sudeste/Centro-Oeste desencadeando desligamentos automáticos em outras regiões, provocando a interrupção total de aproximadamente 28.800 MW (MegaWatts) de carga no SIN e 980 MW de carga no Paraguai.

Foram afetados na totalidade os Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo e parcialmente os Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Acre, Rondônia, Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O restabelecimento de energia estava normalizado às 21h29 na região Sul e, dez minutos depois, toda a carga do Acre estava normalizada. A volta da energia elétrica em São Paulo foi iniciada às 23h04, cuja conclusão se deu de forma gradativa ao longo da madrugada, segundo o relatório.

 

 Veja também:

   Blecauta: ministério confirma 18 estados afetados

   Blecaute: causas do apagão permanecem indefinidas

   Blecaute: Furnas informa que linhas de transmissão funcionam normalmente

   Blecaute: Jovem cai em córrego e bombeiros registram 8 ocorrências

   Blecaute atinge dez Estados brasileiros e Paraguai; em MS, 70 cidades ficaram no escuro

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS