Os aumentos constantes no preço da gasolina e a queda média do preço do etanol tem feito o consumo deste combustível crescer no Mato Grosso do Sul. De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), o consumo de etanol no Estado neste primeiro semestre foi quase 60% maior que o mesmo período do ano passado.
Saiba mais
Concorrência faz gasolina baixar em Campo Grande para menos de R$ 3
Sancionada lei que reduz para 12% o ICMS do diesel em MS
No acumulado de vendas até junho o consumo de etanol hidratado chegou a 114 milhões de litros. Só no mês de junho desse ano, o consumo de etanol subiu 81,7%, 17,94 milhões de litros, enquanto que a gasolina teve um decréscimo de 4%. O mercado total no período de janeiro a junho, somando etanol hidratado e gasolina chegou a 436 milhões de litros.
Com a paridade abaixo dos 70% que já chega a 17 semanas consecutivas, o consumidor faz a conta e opta por abastecer com o etanol. A queda do preço médio de junho a julho, 9,08%, também é um fator para o aumento do consumo em Mato Grosso do Sul.
Segundo Roberto Holanda, Presidente da Biosul, a possibilidade de gastar menos com o consumo de combustível tem sido determinante na hora de abastecer o carro. “O consumidor é atento, pesquisa e opta pelo combustível que será mais vantajoso economicamente na hora de abastecer. Ao escolher o etanol ele não só economiza como contribui para a geração de empregos e a preservação do meio ambiente”.