Campo Grande 00:00:00 Domingo, 13 de Abril de 2025


Saúde e Bem Estar Terça-feira, 08 de Abril de 2025, 15:09 - A | A

Terça-feira, 08 de Abril de 2025, 15h:09 - A | A

Alerta

Casos de chikungunya sobem 295% e acendem alerta em Mato Grosso do Sul

Estado já tem óbito confirmado e quase 5 mil casos registrados

Viviane Freitas
Capital News

Mato Grosso do Sul registra um aumento alarmante nos casos de chikungunya em 2025. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), houve crescimento de 295% nos casos confirmados da doença em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram 865 confirmações até a 13ª semana do ano, contra 219 no mesmo intervalo de 2024.

Também houve crescimento nos casos prováveis, que passaram de 3.679 para 4.668, um aumento de 27%. A incidência no estado subiu de 133,5 para 169,3 casos por 100 mil habitantes. Neste ano, um óbito foi registrado, enquanto em 2024 não houve mortes pela doença no mesmo período.

A SES reforça a importância de ações preventivas semelhantes às de combate à dengue, já que ambas as doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Municípios como Jateí, Selvíria, Sonora e Glória de Dourados apresentam os maiores índices das duas enfermidades.

Os sintomas das doenças são parecidos, mas a chikungunya costuma causar dores articulares mais intensas e prolongadas. A dengue, por sua vez, pode evoluir para quadros hemorrágicos. A SES alerta para que qualquer sintoma seja avaliado em uma unidade de saúde.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS