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Economia Sexta-feira, 16 de Agosto de 2013, 17:20 - A | A

Sexta-feira, 16 de Agosto de 2013, 17h:20 - A | A

Estado irá receber R$ 180 milhões para construção e ampliação de malha ferroviária

Samira Ayub - (www.capitalnews.com.br)

O anúncio foi feito durante a audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (16), na Assembleia Legislativa, em uma parceria com o Senado Federal. A audiência com o tema "Ferrovia EF-267: Integração e Desenvolvimento para Mato Grosso do Sul" foi proposta pelos deputados estaduais Amarildo Cruz e Laerte Tetila e do senador Delcídio do Amaral, todos do PT.

O senador esteve presente na audiência que contou com a presença dos deputados federais Akira Otsubo e Geraldo Resende, ambos do PMDB, dos deputados estaduais Eduardo Rocha (PMDB) e Cabo Almi (PT), do presidente da Empresa de Planejamento e Logística S.A (EPL), Bernardo Figueiredo, responsável pelo planejamento da malha ferroviária que será implantada no Brasil.

Bernardo Figueiredo informou aos parlamentares que serão investidos até o fim deste ano R$ 180 milhões para construção e ampliação de novas estradas. No próximo ano, serão investidos pelo governo federal mais R$ 100 milhões e, em 2015, o mesmo valor. "Temos que melhorar o transporte rodoviário, duplicar rodovias, melhorar a malha rodoviária. Mas sei que, em grandes distâncias, o caminhão não atenderá mais a demanda. Daí a necessidade do investimento na malha ferroviária brasileira, que virá do Norte até o Sul, abrangendo quase todo o Brasil para o escoamento de cargas e grãos", afirmou Figueiredo.

O presidente da EPL também explicou que, nesse novo sistema de logística, as empresas que optarem pelas ferrovias poderão iniciar os transportes de suas produções. "Até o final do ano, todos os editais para a implantação das ferrovias estarão abertos. O programa é desafiador sem organograma e previsibilidade, mas creio que até 2014 começarão os leilões", completou Figueiredo.

O deputado Amarildo Cruz disse que a audiência pública foi extremamente positiva porque mostrou que o governo federal cumpriu a promessa e vai manter o trajeto original da ferrovia, o que vai possibilitar o escoamento de grãos, já que o estado é grande produtor. "Defendo também a realização de audiências públicas em todas as cidades que terão o trecho da ferrovia passando por elas", afirmou.

Já o deputado Laerte Tetila afirmou que é muito importante que a ferrovia passe pela Grande Dourados. "Significa um grande impulso para o desenvolvimento socioeconômico do estado, seu traçado deve contemplar a Região do Bolsão e da Grande Dourados. Mato Grosso do Sul tem um problema de logística enorme, com o transporte ferroviário isso pode ser resolvido pois ele custa de 40 a 50% menos que o rodoviário, além da vantagem de levar as grandes cargas de indústrias e as pequenas do agronegócio existente aqui", reiterou.

O deputado Eduardo Rocha disse que, passando por Três Lagoas, a estrada de ferro contemplará três estratégicos empreendimentos instalados no Estado: a Fibria, a Eldorado e a Petrobras Fertilizantes. "Acho que essas estradas passarão dentro das fábricas, pelo traçado a ser construído, facilitando ainda mais todo o transporte de cargas entre os estados do Brasil e Mato Grosso do Sul. São as três maiores fábricas do mundo. Precisamos olhar para elas com visão para o futuro, defendendo os interesses do Estado", afirmou.

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Com novo sistema de logística, as empresas que optarem pelas ferrovias poderão iniciar transporte de produções
Foto: Rafael Gaijim / Capital News

 

 

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