Campo Grande 00:00:00 Sábado, 12 de Abril de 2025


Geral Sábado, 12 de Abril de 2025, 12:05 - A | A

Sábado, 12 de Abril de 2025, 12h:05 - A | A

Mato Gr

Ouvidoria do Detran-MS fortalece transparência e qualidade no atendimento ao cidadão

Em 2024, canal recebeu 566 manifestações; ferramenta integra plataforma FalaBR e contribui para melhorias nos serviços públicos

Elaine Oliveira
Capital News

A Ouvidoria do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) segue consolidando seu papel como elo direto entre o cidadão e o órgão público. Em 2024, foram registradas 566 manifestações por meio do canal, conforme dados da Controladoria Geral do Estado (CGE), extraídos do sistema FalaBR – plataforma unificada do Governo Federal.

Entre os registros, destacam-se 455 manifestações diversas, como reclamações, sugestões e elogios, 37 pedidos de acesso à informação e 74 denúncias. Destas, 23 foram identificadas como de competência de outros órgãos e encaminhadas às ouvidorias correspondentes. Os números evidenciam a relevância do canal como ferramenta de escuta ativa e de gestão eficiente.

“Nosso papel é ser um agente apto a lidar com pessoas, ouvir sem julgar, entender e direcionar suas demandas a fim de responder seus anseios, ao mesmo tempo, em que faz o setor responsável pela resposta enxergar onde e como devem ser melhorados padrões de atendimento”, explica a responsável pela Ouvidoria do Detran-MS, Jaqueline Balbinot.

Integrada ao sistema FalaBR, a Ouvidoria do Detran-MS proporciona mais agilidade, segurança e transparência aos usuários dos serviços públicos. Por meio do canal, é possível registrar denúncias, reclamações, sugestões, elogios e pedidos de acesso à informação, além de acompanhar o andamento de cada solicitação.

A atuação do setor é pautada pela Lei nº 13.460/2017, que estabelece os direitos dos usuários dos serviços públicos e obriga que todas as manifestações sejam analisadas e respondidas no prazo de até 30 dias, prorrogável uma única vez pelo mesmo período, mediante justificativa. As respostas devem ser conclusivas, garantindo o respeito ao cidadão e a melhoria contínua no atendimento.

Segundo Jaqueline, a Ouvidoria também desempenha papel estratégico no aperfeiçoamento dos processos internos do Detran-MS, ao identificar falhas recorrentes e destacar servidores pelo bom desempenho. “É importante que o cidadão compreenda que este é um canal oficial e que a denúncia dele pode ajudar a melhorar a qualidade do serviço público”, ressalta.

Serviço 

Para registrar uma manifestação, o cidadão pode acessar o site www.falabr.cgu.gov.br, o portal do Detran-MS ou comparecer presencialmente ao setor de Ouvidoria, localizado no Bloco 01 da sede do Detran-MS, em Campo Grande.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS