O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), estará fora do país entre os dias 13 e 20 de abril. A licença foi autorizada pelos deputados estaduais e comunicada oficialmente à Assembleia Legislativa. Durante sua ausência, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, assume interinamente o comando do Estado.
Riedel justificou a viagem em publicação nas redes sociais: “Estarei fora do país nos próximos dias para conhecer de perto a rotina e a vida do meu filho fora do Brasil. É um compromisso que assumi com ele e comigo mesmo, pois acredito que cuidar da família também nos fortalece como líderes e pessoas. Enquanto eu estiver fora, nosso Estado seguirá bem cuidado, com a condução firme e competente do vice-governador.”
O ofício encaminhado à Assembleia confirma que o governador poderá se ausentar do Estado e do País durante o período mencionado. Ainda não foi divulgado o destino exato da viagem, mas segundo informações do Correio do Estado, Riedel integraria uma comitiva que deve viajar a Paris para formalizar o reconhecimento de Mato Grosso do Sul como área livre de febre aftosa sem vacinação.
Em janeiro deste ano, Riedel também se licenciou do cargo, em período de férias entre 23 de dezembro de 2024 e 14 de janeiro de 2025. Naquela ocasião, Barbosinha assumiu a chefia do Executivo a partir de 1º de janeiro. Antes disso, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro (PSDB), ocupou interinamente o cargo entre os dias 26 e 31 de dezembro.