Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024


Economia Quinta-feira, 18 de Março de 2010, 16:15 - A | A

Quinta-feira, 18 de Março de 2010, 16h:15 - A | A

Fiems recebe empresários portugueses interessados em investir no Estado

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, recebeu nesta quinta-feira (18/03), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, os empresários Manuel Messias e Manuel Soares, ambos representantes da empresa portuguesa de construção civil MRG Engenharia e Construção, que está interessada em investir em Mato Grosso do Sul. Eles vieram acompanhados pelo superintendente do Banco do Brasil em Lisboa, Caio Neves, que já foi superintendente estadual da instituição financeira, para conhecer as potencialidades econômicas do Estado.

Segundo Sérgio Longen, a presença dos empresários portugueses já é fruto das missões empresariais que a Fiems fez à Europa. “Agora começamos a receber empresários interessados em investir em Mato Grosso do Sul. Entendemos que essa internacionalização dos investimentos no nosso Estado deve gerar reflexos positivos para a economia estadual”, analisou.

Já o ex-superintendente do BB no Estado, Caio Neves, informou que a MRG atua em várias áreas da construção civil em Portugal e identificou Angola e o Brasil como países com grandes oportunidades para investimentos estrangeiros. “Hoje, na Europa, o Brasil é muito bem visto e as empresas que mantêm contatos com brasileiros que possam de alguma forma auxiliá-las têm nos procurado para mostrar um pouco mais do nosso País”, explicou.

Caio Neves acrescenta que, normalmente, a maioria dessas empresas européias acaba indo para São Paulo, que já é um mercado maduro, mas que procura explicar para elas que as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul também dispõem de grandes oportunidades para que possam investir. “Estamos desde o início da semana com esses empresários portugueses e já mostramos para eles alguns números e projetos do Estado. A princípio, todas as impressões deles é de que tudo o que foi mostrado está muito além do que eles imaginavam”, garantiu.

Ele reforça que tem buscado cumprir o papel que se propôs a fazer de buscar em Portugal algumas oportunidades de negócios para Mato Grosso do Sul. “Nesse sentido estamos trabalhando em Portugal, tentando identificar empresas que tenham potencial e condições de abrir negócios no Estado, trazendo para cá um modelo de gestão ampliado e novas tecnologias para cumprir o desafio de fomentar o desenvolvimento sul-mato-grossense”, ressaltou.

O empresário Manuel Messias, representante da MRG Engenharia e Construção, destacou que o objetivo da visita a Mato Grosso do Sul é verificar as oportunidades disponibilizadas pelo Estado e analisar o ambiente empresarial e de negócios da região, além de falar com as autoridades locais. “Nessa reunião realizada aqui na Fiems nós podemos perceber que o Estado tem muitas oportunidades e um ritmo de desenvolvimento interessante”, evidenciou acompanhado pelo também empresário Manuel Soares.

Para a secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, a vinda dos empresários portugueses ao Estado é fruto das missões empresariais realizadas pelo Governo do Estado e pelo Sistema Fiems à Europa aliadas ao trabalho do ex-superintendente do BB, Caio Neves, que hoje ocupa um cargo no Banco em Lisboa. “Ele está fazendo essa interlocução com o empresariado português para trazê-lo para o nosso Estado, onde poderá conhecer as nossas potencialidades. Vamos torcer para que eles venham e possam trazer mais desenvolvimento para Mato Grosso do Sul”, disse.

A reunião contou também com as participações do vice-prefeito de Campo Grande, Edil Albuquerque, do vice-presidente da Fiems, Alonso Resende do Nascimento, dos diretores da Fiems, José Francisco Veloso Ribeiro, Kleber Recalde e Jaime Verruck, do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, Luiz Cláudio Sabedotti Fornari, e do superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, do vice-presidente da Famasul, Eduardo Ridel, do superintendente estadual do BB, Ricardo Lot, entre outros.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS