Assim como o Mato Grosso do Sul, vários estados já definiram as equipes que vão disputar a Série D do Campeonato Brasileiro de 2017. Por uma determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as federações devem indicar seus respectivos representantes na competição que começa em maio no ano anterior à disputa.
Como neste ano, 68 clubes vão disputar as quatro vagas na terceira divisão do Brasileiro e apenas duas vagas estão abertas: o segundo representante do Espirito Santo (Espírito Santo ou Real Desportiva) e o sexto paulista (Ferroviária ou XV de Piracicaba). Além das equipes indicadas pelas federações estaduais, jogam a quarta divisão os rebaixados América-RN, Portuguesa-SP, River-PI e Guaratinguetá-SP.
Campeão e vice sul-mato-grossense em 2016, Sete de Dourados e Comercial voltam a disputar o Brasileiro do próximo ano, já que não houve uma competição seletiva para tal por falta de interesse dos clubes. Para 2018, os clubes definiram no Conselho Arbitral que disputam a competição nacional o campeão e o terceiro colocado, que sairá de um confronto em ida e volta entre os times eliminados na semifinal.
Na última competição, os times do MS enfrentaram equipes do Distrito Federal, Mato Grosso e Goiás na primeira fase, que é regionalizada. Mantendo a distribuição, Sete e Comercial podem ter como adversários os mesmos Ceilândia-DF, Araguaia-MT e Aparecidense-GO, que estavam no grupo colorado, e Anápolis-GO, Luziânia-DF, Sinop-MT todos da chave do time douradense. O Itumbiara é o terceiro na disputa.
Outra possibilidade é os times locais enfrentarem equipes de Minas Gerais e Espírito Santos, o que aconteceu com o Comercial em 2015 e Itaporã em 2014. Desses estados disputam a Série D URT-MG, Caldense-MG, Villa Nova-MG, Desportiva-ES e o vencedor do confronto entre Espírito Santos-ES e Real Desportiva-ES que decidem a seletiva local no próximo fim de semana.
A Série D é disputada desde 2009 e as equipes sul-mato-grossenses não costumam fazer campanhas marcantes na competição. Naviraiense, Águia Negra, Comercial, Cene e Itaporã caíram na primeira fase. O Sete, neste ano, chegou a avançar como primeiro colocado do seu grupo, mas caiu na fase seguinte com duas derrotas para o Fluminense de Feira-BA.