O América-MG conseguiu reduzir a pena imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Nesta quinta-feira (2), os auditores do Pleno julgaram o recurso do clube alviverde, que foi punido em primeira instância com a perda de 21 pontos por causa da escalação do lateral Eduardo e reduziram a pena, por unanimidade, para apenas seis pontos perdidos mais multa de R$ 20 mil. Assim, o Coelho deixa a lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro e sobe para a 10ª colocação com 34 pontos, recuperando 15 daqueles perdidos retirados no primeiro julgamento. Por causa da decisão, o Icasa entra na zona do rebaixamento da competição.
O caso foi o segundo a ser julgado pelo Pleno do STJD nesta quinta-feira e os auditores, após discussão, atenderam à argumentação da defesa do América-MG, que também pedia apenas a perda de seis pontos - referente aos pontos obtidos pelo time em partida que o lateral atuou mais a escalação irregular do atleta no mesmo jogo.
Segundo o advogado que defendeu o América-MG, Mário Bittencourt, o mesmo que fez a defesa do Fluminense no julgamento que rebaixou a Portuguesa do Brasileirão do ano passado, disse que não era o resultado esperado por todos do Coelho, mas que já pode ser considerado satisfatório.
“Foi um resultado que a gente esperava um pouco melhor, absolvição, mas dentro dos 21 pontos que tínhamos perdido reduzir de 21 para seis coloca o América de volta no campeonato, na briga por um G-4, e exclui a chance de rebaixamento, que com a perda de 21 pontos era iminente”, disse o advogado em entrevista.