Campo Grande 00:00:00 Sábado, 05 de Abril de 2025



Esporte Segunda-feira, 07 de Dezembro de 2015, 10:38 - A | A

Segunda-feira, 07 de Dezembro de 2015, 10h:38 - A | A

Brasileirão da Série A

Brasileirão termina com São Paulo na Libertadores e Vasco rebaixado

Atlético-MG vence disputa com Grêmio e mantém vice-campeonato

Rogério Vidmantas
Capital News

Arquivo/Globo Esporte

Brasileirão tem novo líder e mais um campeão na degola

Tricolor conquista a última vaga da Libertadores para 2016

A edição 2015 do Campeonato Brasileiro terminou neste domingo e sem surpresas nas definições que ainda estavam em aberto. O São Paulo manteve a vantagem que tinha sobre o Internacional na disputa pela quarta vaga na Copa Libertadores e termina a temporada com um prêmio de consolação.

 

Já o Vasco, que até ameaçou uma reação que seria heroica neste segundo turno, mas depender de outros resultados na última rodada foi fatal para o time que amarga o terceiro rebaixamento nos últimos oito anos.

Dos dez jogos disputados, alguns serviram apenas para cumprir tabela, já que não influenciavam em nada no G4 e na zona de rebaixamento. O Flamengo terminou com mais uma derrota ao perder para o Palmeiras por 2 a 1 no Maracanã. Quem também perdeu em casa foi a Ponte Preta, por 1 a 0 para o Sport-PE. O Santos se despediu goleando o Atlético-PR por 5 a 1 na Vila Belmiro.

Na briga pela quarta vaga na Libertadores, o Internacional recebeu o Cruzeiro precisando vencer e conseguiu, por 2 a 0. Só que o São Paulo também conquistou os três pontos ao bater o Goiás por 1 a 0 e, com 62 pontos, dois a mais que os gaúchos, ficou com a vaga. De quebra, o Tricolor ainda sacramentou o rebaixamento dos goianos, que terminaram com apenas 38 pontos na penúltima posição. 

Atlético-MG e Grêmio disputavam a segunda posição e o Galo a manteve ao bater a Chapecoense por 3 a 0 no Mineirão. O Grêmio também venceu ao fazer 2 a 0 no já rebaixado Joinville, mas terminou com um ponto a menos – 69 a 68.

Extra/Arquivo

Vasco Torcida Rebaixado

Torcedores do Vasco cabisbaixos após outro rebaixamento

 

Com três vagas abertas na zona de rebaixamento no início da rodada, a briga para escapar foi intensa. Com a derrota do Goiás, Coritiba, Avai, Figueirense e Vasco jogaram para tentar escapar com resultados que influenciavam uns nos outros. O único confronto direto aconteceu entre Coritiba e Vasco e o empate sem gols livrou o time paranaense e empurrou mais uma vez o time cruz-maltino para a Série B.

O Avai dependia apenas do seu resultado e até chegou a estar na frente do campeão Corinthians no Itaquerão, mas sofreu o empate e o empate em 1 a 1 não serviu, já que o rival Figueirense venceu o Fluminense por 1 a 0 e escapou.

Na parte debaixo ficou o Figueirense na primeira divisão com 43 pontos, Avai com 42, Vasco com 40, Goiás com 38 e Joinville na lanterna com apenas 31 pontos.

Os quatro últimos disputam a Série B em 2016 e suas vagas serão ocupadas por Botafogo, Santa Cruz, Vitória e América-MG, que sobem.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS