O Campeonato Brasileiro ainda não acabou, mas o título agora tem oficialmente dono. O Corinthians nem precisou vencer o Vasco para ficar com o seu sexto título da competição, já que o Atlético-MG, único que tinha a remota chance de alcançar o líder, foi derrotado pelo São Paulo e a distância entre eles ficou inalcançável. São 12 pontos com apenas nove a serem disputados até o fim da competição.
Nos outros jogos desta quinta-feira, o Grêmio venceu o Fluminense por 1 a 0, a Chapecoense, também pela contagem mínima, derrotou o Internacional, e Santos e Flamengo não saíram de um empate sem gols na Vila Belmiro.
Empate e título
Decisiva para os dois lados, a partida em São Januário teve o equilibro como protagonista desde os minutos iniciais. No primeiro tempo, poucas foram as chances reais de gol e o Corinthians levou perigo apenas em duas oportunidades, com Renato Augusto e Elias, que estiveram em campo 48 horas depois de atuar pela Seleção Brasileira.
Na segunda etapa o duelo prosseguiu do mesmo modo e o time carioca abriu o placar com Júlio Cesar aos 26 minutos. Porém, dez minutos depois de sofrer o gol, o Timão demonstrou o equilíbrio de um time que perdeu apenas quatro vezes em 35 rodadas, aproveitou a superioridade numérica (Rodrigo, zagueiro do Vasco, foi expulso), e chegou ao empate com Vagner Love. Edilson iniciou a jogada pela direita e cruzou para Lucca, que ajeitou para o camisa 99 empurrar para o fundo da rede e dar números finais ao jogo.
Virada no Morumbi
De olho da partida do Rio de janeiro, o Atlético enfrentou o São Paulo em uma partida que ficou marcada pelos seis gols, todos no segundo tempo, já que no primeiro a pontaria dos atacantes não foi tão precisa.
Luan, aos 11 minutos, abriu o placar para os mineiros e Alan Kardec igualou aos 23. Mas a comemoração tricolor durou pouca já que no minuto seguinte, Dátolo voltou a colocar o Galo na frente, até ali mantendo o sonho do título.
Só que Michel Bastos, com um golaço aos 29 minutos, novamente Alan Kardec aos 39 e Luís Fabiano, cobrando pênalti aos 45, viraram o placar e definiram a conquista corinthiana no Brasileiro.
O resultado foi importante também para o próprio São Paulo que se firma no G4. O Corinthians é o campeão com 77 pontos, Atlético, com 65, e Grêmio, com 62, disputam o vice, e o São Paulo está na quarta posição com 56, seguido de perto pelo Santos, com 55. Internacional com 53, Sport com 52 e Cruzeiro com 51 também lutam por uma vaga na Libertadores de 2016.