Com 75 casos de influenza já confirmados em Mato Grosso do Sul, Campo Grande terá plantão especial de vacinação neste fim de semana. A medida reforça o combate à gripe diante da alta de notificações da doença, que somam 1.229 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em todo o Estado. Na Capital, há 25 registros de H1N1, dois de H3N2 e dois da influenza B.
No sábado (5), a vacina estará disponível em três locais da região central: no quartel do Corpo de Bombeiros, no Pátio Central Shopping e no prédio da Defensoria Pública. No domingo (6), a aplicação segue somente no quartel, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A imunização é exclusiva contra a gripe e atende o público prioritário estabelecido pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).
Estão incluídos nos grupos prioritários crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores, caminhoneiros, pessoas com comorbidades, em situação de rua, privadas de liberdade, entre outros públicos definidos pelo Ministério da Saúde.
Além da vacina contra a gripe, no Pátio Central também serão aplicadas doses do calendário de rotina, exceto aquelas com cronograma específico. É necessário levar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS para conferir a necessidade de imunização. A ação conta com o apoio da Sesau, da Defensoria Pública e de outras instituições parceiras.