Quinta-feira, 03 de Julho de 2008, 14h:39 -
A
|
A
Futebol feminino busca incentivo em MS
Da Redação - (DA)
O futebol feminino em Mato Grosso do Sul está seguindo seus primeiros passos e tem como referência, uma das melhores equipes do país, que é o Saad, com jogadoras que representam à Seleção Brasileira Feminina, sendo este um fator de extrema importância para o apoio as equipes de MS em levar o futebol femino à diante.
Com a visibilidade nacional do futebol feminino, Campo Grande não poderia deixar de apoiar esta modalidade e realiza o Campeonato Sul-Matogrossense de Futebol Feminino, que começou há algumas semanas e está provando que não falta energia das meninas para ter seu trabalho reconhecido, pois correm, chutam, gritam e lutam de igual pra igual, pensando em fazer o seu melhor em campo.
E foi neste sábado, dia 28 de junho, às 15hs no Estádio Morenão, que Comercial e Operário fizeram o segundo clássico da competição de forma dinâmica, e muito disputada. Lances de gol para os dois lados, boas defesas das goleiras, da marcação e faltas não deixaram a desejar durante o jogo. O Comercial levou a melhor vencendo por 1x0, diferente do primeiro jogo onde o time do “Galo” venceu por 3x1 levando a vantagem pelo saldo de gols.
Uma das equipes que se destacam pela organização e força de vontade é a equipe do Comercial, e uma das personagens que está por trás de todo esse desempenho é a técnica Vanessa Borges, que incentiva seu time em todos os momentos e não deixa as meninas enfraquecerem dentro de campo.
“Nossa equipe está lutando para ter um espaço no futebol e ser valorizada, nós estamos trabalhando nosso desempenho, nosso futebol e com muito treinamento chegaremos onde queremos”. Conta Vanessa, sobre os planos da equipe e fala também sobre a complicada realidade do futebol feminino no estado.
No fim da partida, mesmo com a vitória por 1x0 diante do rival Operário, as meninas do Operário comemoraram sua classificação e houve uma discussão em que Vanessa não concordou com algumas atitudes das adversárias e questionou o regulamento do campeonato.
“Ainda falta muita coisa para se melhorar no futebol, se no masculino tem, imagina no feminino, é preciso mais organização, mais responsabilidade e vontade de algumas lideranças. O estado merece que o futebol feminino também tenha espaço e dignidade, agora precisa começar a organização desde o regulamento até dentro de campo”, argumenta Vanessa.
Para a técnica, a realidade do futebol feminino pode mudar com o incentivo e apoio dos empresários e dos próprios dirigentes de clubes. “Eu acredito que não é fácil realmente unir várias equipes no futebol feminino, mas nós temos grandes talentos e devemos valorizar isto.
Nosso futebol pode melhorar, nosso campeonato pode ter mais visibilidade, só precisamos de empurrões de algumas lideranças, mas nós estamos aqui e vamos continuar nosso trabalho, se quisermos ter reconhecimento não podemos desistir agora”.
Em Mato Grosso do Sul, equipes de futebol de campo e de salão crescem em número rapidamente, basta agora reunir essas meninas de grande talento, e que empresários e parceiros reconheçam seu valor e contribuam para o esporte local, apoiando-as como um exercício de cidadania para nosso estado. (Com informações Futebol MS)