Após a última rodada do Campeonato Brasileiro, Vasco e Fluminense foram os dois últimos times rebaixados junto com a Ponte Preta (SP) e o Naútico.
O Fluminense venceu o Bahia em Salvador (BA), porém por uma falta de combinação de resultados desceu ao inferno e em 2014 jogará a divisão inferior do futebol nacional.
Já o Vasco foi goleado pelo Atlético Paranaense por 5 a 1, em Joinville (SC). Partida que foi marcada mundialmente por conta de uma briga entre as torcidas que gerou imagens brutais de torcedores agredindo outros torcedore que estavam desacordados.
De acordo com informações do site Terra, desde 2001, quando o Campeonato Brasileiro voltou a ter rebaixamento (após a Copa João Havelange), apenas um dos times que foram rebaixados e voltaram para a Série A conseguiram conquistar o título nacional: o Corinthians, que caiu em 2007 e foi campeão brasileiro em 2011. Neste período, Palmeiras, Vasco da Gama, Botafogo, Bahia, Grêmio, Sport, Guarani, Coritiba, Atlético-PR e Atlético-MG passaram pela segunda divisão nacional (alguns mais de uma vez) e retornaram à elite, mas sem conquistar o principal título do futebol brasileiro no ano seguinte.
Se as chances de brigar pelo título da Série A a curto prazo (ao menos, com base somente na estatística), os dois times cariocas surpreendem por outro dado: nunca antes dois times com tantos títulos caíram para a Série B – Flu e Vasco têm quatro títulos brasileiros cada, contando as conquistas consideradas pela CBF desde 1959.
Já aconteceu em outros anos de dois campeões brasileiros caírem: 2002 (Palmeiras e Botafogo), 2004 (Grêmio e Guarani), 2005 (Atlético-MG e Coritiba), 2009 (Coritiba e Sport) e 2012 (Palmeiras e Sport). No entanto, em todas estas ocasiões, pelo menos um dos times tinha menos conquistas da primeira divisão nacional do que Fluminense e Vasco têm em 2013. Dos 12 maiores clubes de SP, RJ, MG e RS, apenas o rebaixamento de 2002 pegou dois times desta lista, com mais de um título nacional cada um.
Os dois times cariocas rebaixados em 2013 já haviam caído antes – o Fluminense em 1997 e o Vasco em 2008. No entanto, a segunda divisão brasileira não tinha mais de um time do Rio desde 2000, quando America, Americano e Bangu jogaram o módulo amarelo da Copa João Havelange. Considerando torneios com acesso e descenso, isso não acontecia desde 1998, quando Fluminense, Volta Redonda e Americano jogaram a Série B.
Desta forma, a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro de 2013 coloca algumas questões em xeque. Fluminense e Vasco voltarão à Série A em 2014? Os dois poderão disputar o título do Campeonato Brasileiro a curto prazo? Qual o tamanho do prejuízo para o futebol do Rio que nunca teve tão poucos times na primeira divisão quanto terá em 2014? Quanto perde a primeira divisão nacional em 2014 sem dois clubes tetracampeões?
Apenas quem ganha com isso é a Série B de 2014, que terá grandes clássicos no ano da Copa do Mundo – além de Fluminense e Vasco, os pernambucanos Santa Cruz e Náutico também voltam a se enfrentar. Mas ainda é pouco para o futebol do Rio de Janeiro.