Atletas que estão disputando o Campeonato Brasileiro de Handebol Masculino – categoria Cadetes, têm um estímulo a mais para apresentar um bom desempenho. Além de concorrer ao título, eles estão sendo observados pelo técnico espanhol Javier Garcia Cuesta, contratado para dirigir a seleção olímpica do Brasil. “Vim ver de perto, olhar diretamente os jogadores”, disse Cuesta, que nesta sexta-feira (22) teve um encontro com o governador André Puccinelli e o presenteou com uma camisa da seleção.
O torneio nacional está sendo disputado no Ginásio do Guanandizão, em Campo Grande, e tem entre os apoiadores a Fundação Estadual do Desporto e Lazer (Fundesporte). O técnico da seleção elogiou a estrutura da competição, que começou no dia 19. Ele disse acreditar na possibilidade de surgirem aqui atletas capazes de representar a seleção nos próximos jogos olímpicos.
Participam da disputa as equipes do Pinheiros/SP, ASHb/Sorriso/MT, PM Francisco Alves/Paraná, Comercial/MS, ADI/Slice/FME Itajaí/SC, Unimed/UEM/Maringá/PR, PM Betim/MG, Cascavel/C. Marista/PR, C. Londrinense/Unifil/PR, FME/Campos/Wizard/RJ e C. Castro Alves/ES. O time do Esporte Clube Comercial é o único representante e Mato Grosso do Sul.
Para o diretor técnico da Federação de Handebol de Mato Grosso do Sul, Paulo Ricardo Nunes, o apoio que o governo dá à modalidade, por meio da Fundesporte, é fundamental no desenvolvimento desse esporte. “O governo sempre é parceiro. E o importante é que, além do objetivo de ir às competições, os atletas estão sempre conosco treinando e praticando. O esporte gera uma condição positiva de vida”.
Paulo Nunes conta que, nas escolas, o handebol está ao lado do futsal como esporte preferido de crianças e jovens. Uma explicação pode ser a facilidade de aprender, mesmo para quem não tem grande habilidade inata. “Diferente do vôlei, onde a bola está sempre no ar, no handebol o controle é mais fácil”, acredita.
Em diversos municípios, o governador tem investido em outra ação que também estimula o esporte nas escolas: a reforma de quadras poliesportivas, com a instalação de coberturas, marcações, e equipamentos como trave de gol, redes.