Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024



Esporte Segunda-feira, 02 de Janeiro de 2023, 11:54 - A | A

Segunda-feira, 02 de Janeiro de 2023, 11h:54 - A | A

Luto

Velório de Pelé recebe milhares de pessoas na Vila Belmiro

Cerimônia começou na manhã desta segunda e segue até o dia seguinte

Rogério Vidmantas
Capital News

Twitter Oficial/Santos FC

Pelé Velório

Velório recebe milhares de pessoas desde o início da manhã

Começou na manhã desta segunda-feira (2) o velório de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, em Santos, no litoral paulista. O torcedor brasileiro pode se despedir do Rei do Futebol até essa terça-feira, às 9h (MS), quando a cerimônia, aberta ao público, será encerrada. 

 

Após o velório, será realizado um cortejo pelas ruas da cidade, que passará pela Avenida Coronel Joaquim Montenegro (conhecida como Canal 6), onde vive a mãe de Pelé, Celeste Arantes, que completou 100 anos no último dia 20 de novembro. De lá, o corpo do camisa 10 será levado ao Memorial Necrópole Ecumênica, para sepultamento às 11h (MS), em cerimônia restrita aos familiares.

 

Centro do gramado

O corpo de Pelé, falecido na última quinta-feira (29), foi transportado do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, à Vila Belmiro durante a madrugada, escoltado pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros, chegando por volta das 3h40. O caixão está no centro do gramado do estádio onde o Atleta do Século atuou em 210 jogos e anotou 288 dos 1.091 gols que fez com a camisa do Peixe.

 

A urna do caixão está aberta. Para que isso fosse possível, o corpo foi submetido, na própria quinta (29), a um procedimento chamado tanatopraxia, para conservá-lo com a melhor aparência possível para o funeral. A técnica de embalsamento adotada pelo Cerimonial Mandu foi a mesma utilizada para viabilizar o velório de Augusto Liberato, o Gugu, realizado seis dias após o falecimento do apresentador, em novembro de 2019.

 

Foram erguidas duas tendas no gramado. Uma delas, onde está o caixão de Pelé, é destinada a familiares e ídolos históricos do Santos. A outra é voltada a autoridades e convidados. É esperada a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas não foi divulgado horário previsto para que isso ocorra.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS