O Fortaleza foi a Salvador em busca de três pontos que lhe devolveria a terceira colocação na tabela. Mas perdeu por 2 a 0 para o Vitória na noite deste domingo (1º) pela 36ª rodada do Brasileirão da Série A, no Estádio Barradão, na Bahia. Na tabela, o Leão do Pici desceu para a quinta posição com 65 pontos.
Após o apito do arbitro, logo nos primeiros minutos, o Vitória jogando diante do seu torcedor abriu o placar com o atacante Alerrandro. Atrás do marcador, o Fortaleza trocava passes e começou a dominar o jogo com mais posse de bola. Tinga arriscou de longe, que acabou sendo desviado, e a equipe tricolor foi criando outras oportunidades de ataque, mas sem eficiência. Aos 36 minutos, o time baiano ampliou com mais um gol de Alerrandro com a ajuda do morrinho artilheiro que atrapalhou a saída de bola do goleiro João Ricardo, deixando o jogo complicado para o Tricolor.
No começo do segundo tempo, Vojvoda colocou em campo Calebe, que teve sua primeira chance de gol, ao tentar de cabeça, mas a bola saiu fraca para a defesa do goleiro. Em seguida, Marinho também quase diminuiu com uma cabeçada venenosa e, mais uma vez, a zaga do Vitória mandou para escanteio.
A posse de bola era do Tricolor, que tentava armar as jogadas com cruzamentos, mas não chegava nos atacantes. Quando o adversário recuperava, armava o contra-ataque perigoso, assim, João Ricardo começou a aparecer e fazer grandes defesas importantes.
O Vitória chegou a fazer 3 a 0 com Edu, mas foi anulado pelo VAR após marcação de impedimento no lance. O Laion criou algumas chances com chute de longe de Kervin Andrade e, dentro da área, de Yago Pikachu. Em ambos os lances, Lucas Arcanjo fez a defesa.
Com esse belo triunfo, o Vitória está livre do rebaixamento matematicamente. O Rubro-Negro chegou a 45 pontos e subiu para a 10ª posição, e entra na zona de classificação para uma vaga na Copa Sul-Americana. Garantido desde sábado(30) na fase de grupos da Libertadores, o Fortaleza caiu para o quinto lugar, empatado com o Inter com 65 pontos e a um ponto do Flamengo.
Mateus Lotif / Fortaleza EC
Atacante Lucero do Fortaleza lutou muito em campo, mas novamente não balançou a rede adversária
Próximos jogos
As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira. O Vitória recebe o Grêmio, novamente no Barradão às 190h. Às 20h30 é a vez do Fortaleza entrar em campo, onde ele vai visitar o Atlético-GO, no Antônio Accioly, os dois jogos estão no horário de MS.
Ficha Técnica
Vitória: Lucas Arcanjo; Raul Cáceres, Edu, Néris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Ricardo Ryller (Machado), Willian Oliveira e Matheuzinho (Gustavo Mosquito - Zé Hugo); Janderson (Everaldo) e Alerrandro.
Técnico: Thiago Carpini
Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Kuscevic e Titi; Felipe Jonatan (Moisés); Matheus Rossetto, Hércules (Calebe), Pochettino (Emmanuel Martínez), Marinho; Breno Lopes (Yago Pikachu) e Lucero (Kervin Andrade).
Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Gols: Alerrandro (Vitória)
Outros Resultados
Grêmio 2 x 1 São Paulo
Flamengo 3 x 2 Internacional
RB Bragantino 1 x 1 Cruzeiro
Athetico 1 x 1 Fluminense