Campo Grande 00:00:00 Sábado, 30 de Novembro de 2024


Esporte Sábado, 30 de Novembro de 2024, 18:30 - A | A

Sábado, 30 de Novembro de 2024, 18h:30 - A | A

Copa Libertadores 2024

Botafogo faz jogo de superação, vence o Atlético e conquista a Copa Libertadores

Campo-grandense Matheus Martins, 21 conquistou seu primeiro grande título na sua carreira

Elaine Oliveira
Capital News

A Copa Conmebol Libertadores definiu seu campeão em 2024. Na grande decisão entre Botafogo e Atlético, em Buenos Aires (ARG), a equipe alvinegra carioca superou pelo placar final de 3 a 1 o Galo mineiro. Mesmo com um jogador a menos desde os primeiros segundos do jogo, o Glorioso terminou o primeiro tempo contra o Atlético com dois gols de vantagem.

Na etapa final, o Atlético lutou e teve chances de empatar o jogo com domínio da posse de bola e da criação ofensiva. O Galo chegou a fazer 2 a 1 com Eduardo Vargas logo no inicio do 2º tempo. Houve mais duas grandes chances com o próprio atacante chileno. Entretanto, o Atlético sofreu o terceiro gol no final da partida, quando o time estava no ataque em busca do empate, Junior Santos fez um golaço e deu números finais ao placar, e uma conquista inédita dos comandados do técnico Artur Jorge do Alvinegro da estrela solitária. O Campo-grandense Matheus Martins, 21 anos conquistou seu primeiro grande título na sua curta carreira. 

O jogo
Assim que a bola rolou na grande final, exatamente aos 29 segundos de partida, o volante Gregore esticou a perna e atingiu, com a sola da chuteira, a cabeça de Fausto Vera, que precisou de alguns minutos de atendimento médico. O jogador do Botafogo foi expulso com o cartão vermelho. Com um jogador a mais, o Atlético dominou a posse de bola e criou algumas chances de gol, principalmente no chute de fora da área de Hulk.

Mas, foi o Botafogo que conseguiu balançar a rede em duas oportunidades no primeiro tempo. Primeiro gol com Luiz Henrique, pegando rebote de uma jogada dentro da área. Logo depois, a defesa do Galo falhou e o árbitro marcou pênalti de Everson em Luiz Henrique, e o lateral Alex Telles converteu, fechado o primeiro tempo do Botafogo na frente do Alvinegro mineiro.

Vitor Silva/Botafogo

Atlético-MG 1 x 3 Botafogo na final da Libertadores 2024

Luiz Henrique comemora o primeiro gol do Botafogo na final da Libertadores

Após o intervalo, o treinador Gabriel Milito realizou três mudanças de uma vez. Saíram Lyanco, Fausto Vera e Gustavo Scarpa para as entradas de Mariano, Bernard e Eduardo Vargas. E logo no primeiro minuto do segundo tempo, Hulk cobrou escanteio e o atacante Eduardo Vargas cabeceou bonito no ângulo para diminuir o placar para alegria de seus torcedores.

O Atlético reagiu e foi para cima, dominou a posse de bola, durante uma troca de passes, houve uma disputa de bola que resultou em um pênalti não marcado pela arbitragem quando Marlon Freitas acertou o pé de Deyverson dentro da área.

No final da partida, Mariano fez um lindo passe para Eduardo Vargas ficar na cara de goleiro John, mas o chileno bateu na bola muito forte demais e subiu por cima da trave. O Galo continuava no ataque, e Vargas teve outra chance clara, só ele e o goleiro, mas errou sua finalização e chutou por cobertura, da trave.

No último lance da partida, Junior Santos fez um golaço de muita raça aos 51 minutos do segundo tempo, quando o Galo estava lançado ao ataque para tentar o empate. O Botafogo faz história e conquista seu maior titulo em sua linda e gloriosa história no futebol brasileiro e mundial, diante de sua torcida que lotou Buenos Aires durante toda a semana, o Alvinegro carioca conquistou a sonhada Glória Eterna.

Vitor Silva/Botafogo

Torcida Botafogo-RJ - final da Libertadores 2024

O Botafogo faz história e conquista a libertadores diante de sua torcida que lotou o estádio em Buenos Aires

Mundiais de Clubes
O título na Libertadores garantiu ainda vaga ao Botafogo em dois Mundiais de Clubes. O primeiro, será a nova Copa Intercontinental, quando o Glorioso enfrenta o Pachuca, do México, dia 11 de dezembro, às 13h (de MS), no Estádio 974, em Doha, no Catar. Se vencer esse confronto, o Glorioso disputará contra o Al-Ahly, do Egito, o direito de disputar a finalíssima com o Real Madrid. O clube também está garantido no Super Mundial, que será disputado entre junho e julho de 2025, nos Estados Unidos.

Próximos jogos
Atlético irá enfrentar o Vasco da Gama na próxima quarta-feira, às 19h, em São Januário, e, depois finaliza o Campeonato Brasileiro contra o Athletico-PR, na Arena MRV, no domingo dia 8 de dezembro, às 16h.

O Botafogo, que ainda luta pelo campeonato Brasileiro, volta a campo contra o Internacional, também na quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Beira-Rio, pela 37ª rodada. Líder com 73 pontos, a equipe conquistará o tricampeonato nacional em caso de vitória e tropeço do Palmeiras, que encara o Cruzeiro, no mesmo dia e horário, no Mineirão. 

Vitor Silva/Botafogo

Campo-grandense Matheus Martins - Botafogo-RJ 2024

O Campo-grandense Matheus Martins em partida entre Botafogo e São Paulo pela Libertadores

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS