Empresários, produtores rurais, pesquisadores, profissionais liberais, consultores e profissionais da silvicultura e de outros segmentos da sociedade, terão a oportunidade de participar de um congresso que explora e discute questões do setor. O 1º Congresso Florestal de Mato Grosso do Sul, acontece nos dias 2 e 3 de junho, em Campo Grande, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo.
O evento tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento agrário, através do setor de silvicultura, e demonstrar possibilidades e potencialidades do setor, a fim de diversificar a matriz produtiva do Estado e contribuir para a preservação ambiental.
O Sebrae/MS fará uma mostra de produtos na entrada do local, com o objetivo de demonstrar benefícios florestais, diferentes formas de agregação de valores nos produtos madeireiros, bem como a relação da biodiversidade que as florestas podem manter e proporcionar. “O Sebrae entra como parceiro até porque ele já tem um direcionamento de apoio ao setor produtivo para maiores investimentos, vamos colaborar para organizar e fortalecer as empresas da área, além da capacitação e incentivo que buscamos proporcionar”, conta o consultor Volmir Meneguzzo, responsável pela mostra do Sebrae/MS, que será realizada durante o congresso.
O congresso é realizado pelo Governo do Estado, Secretaria de Produção, MS Gás, Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) e Câmara Setorial das Florestas (Seprotur).
A intenção é através de discussões, mostrar que o aquecimento desta atividade pode gerar grandes oportunidades de negócios a todos os segmentos, e oportunizar as mais conceituadas empresas, com a exposição de seus produtos aos participantes do evento.
“O foco é dar um norte em relação ao mercado, e mostrar como o Estado pode considerar a silvicultura um dos eixos produtivos da região, a partir de todo o setor empresarial já envolvido”, explica Volmir Meneguzzo.
Francisco Pacca, secretário executivo da Câmara Setorial de Florestas pela Seprotur, conta que a iniciativa foi conseqüência da crescente demanda de material no Estado, somada à falta de estoques futuros de florestas plantadas para suprir a procura. “Então fez-se a necessidade de discutir e dar mais atenção ao assunto”, afirma.
Apoio
São parceiros do evento: o Sebrae/MS, a Associação Sul-Mato-grossense de Engenheiros Florestais (ASEF), a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso do Sul (Aeams), a Câmara Setorial das Florestas (Seprotur), a Câmara Setorial das Florestas da (Famasul), o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, a Prefeitura Municipal, do Banco do Brasil, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), a MUTUA, Reflore/MS, Painel Florestal, Semac, Opec, Rio Tinto, MMX, Associação dos Engenheiros Florestais (ASEF), Prefeitura Municipal, Bertin, Votorantin MS, Ramires Produtos Florestais, Vetoriale a Eucatex.
Serviço
O Congresso Florestal acontece nos dias, 02 e 03 de junho, das 8 às 18 horas, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, localizado na Avenida Valdir dos Santos, s/n - Parque dos Poderes. As inscrições custam R$100, com meia entrada para estudantes, e R$150, efetuadas no momento do evento. Podem ser feitas através do site: www.opec-eventos.com.br/msflorestal, onde também pode ser conferida a programação do evento. Mais informações através da Opec, no telefone: 3341-6900.