Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025


Interior Quarta-feira, 25 de Março de 2009, 15:18 - A | A

Quarta-feira, 25 de Março de 2009, 15h:18 - A | A

Codesul terá fundo para captar recursos e realizar obras interestaduais

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Os quatro Estados do Codesul vão criar uma companhia para a realização de grandes obras, investimentos em infraestrutura macro regional e outras articulações. A proposta, aprovada pelos governadores dos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foi aprovada hoje (25) na reunião do Conselho do Desenvolvimento de Integração Sul, presidida pelo governador André Puccinelli.

A companhia será formada por capital dos quatro Estados, proporcional a receita de cada um deles, em percentual a ser definido no próximo encontro. “Será o braço executivo do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento Econômico – responsável pela captação de recursos e execução de grandes obras”, explicou o governado Luis Henrique, de Santa Catarina, ao apresentar a proposta no plenário da reunião do Codesul. A reunião para detalhamento da formação da nova companhia está previamente marcada para o dia 22 de maio, em Florianópolis.

Para o governador André Puccinelli, a união dos Estados em torno de objetivos comuns reforça o pacto federativo. “Concluir o meu mandato a frente do Codesul com a aprovação de uma proposta como esta não deixa de ser gratificante. Temos um novo desafio pela frente, que é consolidar essa ferramenta que pode nos ajudar a superar a crise e implementar as grandes obras e integrar Mato Grosso do Sul aos Estados parceiros, de forma ainda mais intensa”, afirmou.

A nova companhia, pela proposta dos governadores, terá uma estrutura enxuta, mobilizando quadros do BRDE e se utilizando de sua estrutura física, sem, portanto, aumentar despesas. E sua configuração permitirá a contratação de recursos e de obras de forma mais ágil, principalmente quando envolver mais de um Estado. Um grupo de trabalho já está sendo formado para estudar e propor as primeiras medidas relacionadas à criação da Companhia de Desenvolvimento do Extremosul.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS