Campo Grande 00:00:00 Domingo, 22 de Dezembro de 2024


Interior Segunda-feira, 28 de Dezembro de 2009, 07:25 - A | A

Segunda-feira, 28 de Dezembro de 2009, 07h:25 - A | A

Exportadores da região da Grande Dourados aguardam implantação do porto seco do município

Marcelo Eduardo - Capital News

Produtores da segunda maior cidade do Estado, Dourados (distante 228 quilômetros ao sul da Capital), e região, aguardam pela construção do porto seco do município, que deverá atender às logísticas rodoviária, ferroviária e aérea. Esta poderia, segundo eles, ser um bom presente para 2010. A obra está paralisada e seria um projeto para médio prazo.

Conforme o secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Maurício Peralta – que concedeu entrevista ao site Dourados Agora –, antes da instalação da zona alfandegária, existem outras providências a serem tomadas. "Primeiro é necessário preparar a infraestrutura de suporte para depois iniciar o processo de criação do porto seco", ressalta, segundo o veículo de comunicação.
Os suportes seriam, ainda segundo o site local, melhorias nas estruturas do aeroporto – a primeira fase das obras foram entregues em novembro –, da ferrovia e do anel viário, que ainda estariam em execução.

Para melhorar o aeroporto faltariam reparos na estação de cargas, reformas da estação de passageiros, torre de controle e estacionamento para veículos.

Com relação à ferrovia, o projeto já estaria adiantado, com garantia de investimentos de R$ 2,3 bilhões por parte do governo Federal, via projeto do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) – formado por Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Ferrosul, empresa administradora a ser criada para gerir as ferrovias, deve promover a ligação entre Maracaju, Dourados e o porto de Paranaguá, no Paraná.

A obra, todavia, começaria em 2012, algo que dificultaria a criação do porto seco ainda em 2010.

Quanto às rodovias, o processo estaria mais avançado. O governo do Estado já finalizou obras, como parte do programa "MS Forte". Seriam 23,6 quilômetros de pavimentação, que fariam a interligação da rodovia BR-463, no trevo de Laguna Carapã e Ponta Porã, passando pela rodovia MS-156, de acesso à Itaporã e região sudoeste, com a BR-163.

De acordo com o presidente do Conselho Pró-Dourados, Sérgio Henrique Pereira Martins de Araújo – também em entrevista ao Dourados Agora –, o porto seco é de extrema importância para o desenvolvimento do município e da região.(Com informações do Dourados Agora)

Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS