Campo Grande 00:00:00 Domingo, 17 de Novembro de 2024


Interior Sábado, 27 de Novembro de 2010, 07:07 - A | A

Sábado, 27 de Novembro de 2010, 07h:07 - A | A

Infraero discute homologação do aeroporto de Três Lagoas

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Representantes da Fiems, Seop (Secretaria Estadual de Obras e Transporte) e Infraero iniciaram, na tarde de ontem (26/11), em Campo Grande, a discussão sobre a homologação do aeroporto de Três Lagoas. De acordo com o diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, o objetivo da reunião com o superintendente regional do Centro-Oeste da Infraero, Carlos Haroldo Novak, foi apresentar a importância de agilizar a homologação do aeroporto para viabilizar a parte de transporte de passageiros, mas também o tráfego de aeronaves privadas de pequeno porte que atualmente não podem sair ou chegar ao município no período noturno.

Segundo Jaime Verruck, com o crescimento industrial do município, há muitos anos é aguardada a homologação do aeroporto da cidade. “Na reunião que tivemos, nós mostramos à Infraero a necessidade de agilizar esse processo. Também aproveitamos para mostrar os problemas do aeroporto de Campo Grande, que necessita de ampliação e mais horários de vôos, pois hoje essas dificuldades já comprometem a atividade empresarial do Estado”, reforçou, completando que os aeroportos de Campo Grande e Três Lagoas são fundamentais para o desenvolvimento industrial de Mato Grosso do Sul.

Já o superintendente regional do Centro-Oeste da Infraero, Carlos Haroldo Novak, explicou que em Três Lagoas a entidade responsável por administrar os aeroportos do País mantém equipamentos de navegação aérea por meio de convênio com o Governo do Estado que administra o local. “Nós temos conhecimento da demanda que existe hoje na região e estamos à disposição do Governo do Estado para apoiar a Prefeitura no que for necessário, dentro da nossa competência, para que possamos contribuir com a melhoria do transporte aéreo na região”, declarou.

Carlos Novak disse que a Fiems apresentou todo o potencial da indústria do Estado, principalmente na região da Capital e Três Lagoas, para que a Infraero possa ter uma noção da necessidade de melhoria do transporte aéreo como um todo no Estado. “Obviamente as informações repassadas pela Fiems servirão de subsídio para o nosso planejamento nos próximos anos. Além disso, pretendemos realizar um seminário de importação e exportação para ouvir os empresários e criar um debate sobre as prospecções do Estado nos permitindo fazer um planejamento alinhado com o desenvolvimento sul-mato-grossense”, informou.

Ele ainda fez questão de ressaltar a importância da integração do planto diretor aeroportuário com o plano direto do Estado. “Quando fazemos isso, conseguimos responder com uma infra-estrutura compatível com o desenvolvimento da região”, acrescentou, informando que está em Campo Grande com uma equipe da regional de Brasília (DF) composta pela engenharia, operações e segurança para fazer uma inspeção operacional geral que objetiva levantar as principais necessidades do Aeroporto Internacional da Capital.

O superintendente regional do Centro-Oeste da Infraero cita que a principal dificuldade do aeroporto de Campo Grande está na falta de infra-estrutura para atender o aumento do fluxo de passageiros. “Precisamos realizar com urgência os serviços necessários para melhorar o conforto e a segurança dos usuários do transporte aéreo de passageiros no município”, avisou.

Também participaram da reunião o assessor em faixa de domínio e aviação Fabrício Alves Corrêa, da Secretaria Estadual de Obras e Transporte, e o presidente do Compem (Conselho Temático Permanente da Micro e Pequena Empresa Industrial) da Fiems, José Francisco Veloso Ribeiro. (Com informações da Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS