Na próxima segunda-feira (25), o município de Amambai vai sediar mais uma solenidade de entrega de máquinas retroescavadeiras a cidades sul-mato-grossenses. Além da própria cidade, a medida vai beneficiar os municípios de Antonio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos e Laguna Carapã.
O evento será a quarta etapa de entregas de máquinas para municípios de Mato Grosso do Sul somente em 2013. O objetivo é ajudar as prefeituras na tarefa de conservar as estradas municipais.
Este ano, as cidades de Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Ladário, Miranda, Paranaíba, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Selvíria e Sonora já receberam o maquinário.
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) comemora as conquistas para os municípios e avalia que a medida contempla o trabalho de toda a bancada federal, que fez os encaminhamentos dos cadastros dos municípios.
“Fico feliz em ter ajudado a presidente Dilma, junto com os demais parlamentares do Estado a incrementar esse programa, criado pelo ex-presidente Lula, que vem sendo extremamente benéfico em ajudar os pequenos municípios não apenas na conservação de estradas, visando o tráfego de produtos agrícolas, mas também no trânsito de veículos como ambulâncias, ônibus escolares e outros”, salienta o parlamentar.
Motoniveladoras
Em julho, 36 municípios do Estado serão contemplados com motoniveladoras. São eles: Água Clara, Amambai, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira,Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Eldorado, Fátima do Sul, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Terenos.
Este ano, para a aquisição dos equipamentos o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) investiu mais de R$ 5 milhões em Mato Grosso do Sul. Em 2012, a quantia investida foi de R$ 6,5 milhões, já que foram 40 municípios contemplados, beneficiando mais de 120 mil habitantes rurais e 8,8 mil agricultores familiares.