Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024


Interior Terça-feira, 29 de Abril de 2008, 08:30 - A | A

Terça-feira, 29 de Abril de 2008, 08h:30 - A | A

Teruel defende igualdade entre horário de MS e Brasília

Da Assessoria

O deputado estadual Pedro Teruel (PT) defendeu hoje que Mato Grosso do Sul adote o mesmo fuso do horário oficial de Brasília, uma hora a mais que atualmente no Estado. “A adoção do mesmo horário tem o objetivo de colaborar com o comércio, as indústrias e a máquina pública. O centro econômico-financeiro do Brasil está com uma hora de diferença do nosso Estado”, explica.

Teruel participou de audiência pública na Câmara Municipal para discutir o assunto. Na semana passada o presidente Luiz Inácio Lula sancionou a Lei que que altera o fuso horário do Acre, do Pará e de parte do Amazonas. A iniciativa tem o apoio da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul – Fiems, da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande e de diversos setores ligados a Indústria e Comércio, além de emissoras de televisão.

O deputado ilustrou no mapa Brasil que regiões de Mato Grosso do Sul que são prejudicadas. A região leste, conhecida como Bolsão, faz divisa com Minas Gerais e São Paulo. Os município do norte que fazem divisa com Goiás também sofrem com o mesmo problema. Já a região pantaneira e o sudoeste de Mato Grosso do Sul sofrem com relação à distância do meridiano referência para o cálculo do fuso. “Existem regiões do Nordeste brasileiro que estão mais longe do meridiano do horário de Brasília que Corumbá e praticam o mesmo horário da capital federal”, detalha.

Teruel também calculou que Mato Grosso do Sul é prejudicado pela falta de sintonia com empresas de outros Estados. “Enquanto uma empresa no Mato Grosso Sul inicia os trabalhos, em São Paulo elas já estão funcionando há uma hora. Se considerar os horários de almoço, no final vamos ter quatro horas em que haverá dificuldades de contato e sincronização entre as empresas”, calcula.

O deputado Pedro Teruel destacou também que a sombra da noite projetada no Brasil incide de forma diagonal devido à inclinação do globo terrestre. “Isso faz com que o céu esteja mais escuro em Mato Grosso do Sul antes do Pará, situado praticamente na mesma faixa entre meridianos, porém com fusos diferentes. Lembrando que o pará utiliza o mesmo horário de São Paulo”, compara o parlamentar.

“Outros fatores como sair do trabalho ainda com o dia claro para fazer atividades esportivas, ou para o lazer e entretenimento é saudável e melhora consideravelmente a qualidade de vida de nossa população. O horário de verão também seria desnecessário para Mato Grosso do Sul, pois a economia de energia seria durante o ano inteiro e não apenas durante quatro meses”, conclui Teruel.

Apenas seis estados estão no mesmo fuso horário de Mato Grosso do Sul e outros 21 adotaram o horário oficial de Brasília.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS