A ETH Bioenergia, empresa que atua na produção, comercialização e logística de etanol, energia elétrica e açúcar, quer aumentar em 240% a capacidade de produção da unidade Eldorado, em Rio brilhante. Para isso, a empresa realiza nesta quinta-feira (6), audiência pública voltada á população, onde serão apresentadas as questões sócio-ambientais envolvidas no projeto.
A audiência pública, realizada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), irá apresentar os estudos sobre os impactos ambientais e sociais da obra e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), referente ao Licenciamento Ambiental de ampliação do empreendimento.
O debate é aberto ao público, que poderá conhecer os aspectos gerais do empreendimento, os impactos que podem ocorrer na região, as medidas para prevenir e mitigar os possíveis impactos e os programas ambientais propostos pela ETH Bioenergia, que preveem investimentos de R$ 386,4 milhões até 2012.
Crescimento
A ampliação da capacidade de moagem será de 3,5 milhões de toneladas até 2012, passando de 2,5 milhões para 6 milhões de toneladas de cana. Segundo a empresa, para atender a nova produção, deverão ser criados 1.739 novos empregos.
A Unidade Eldorado foi adquirida pela ETH em março de 2008 e com a expansão passará a ter uma capacidade total de produção, por safra, de 215 m³ de álcool anidro e 223 m³ de álcool hidratado (um m³ equivale a mil litros), 3,7 milhões de sacos de açúcar (50kg cada), além de gerar 554,2 mil Mwh de energia elétrica.
A audiência será na Câmara Municipal de Rio Brilhante, na rua Athayde Nogueira, 1207, às 19 horas.
Por: Nadia Nadalon-estagiária