O plantio de florestas vem crescendo muito nos últimos tempos em Mato Grosso do Sul. De acordo com especialistas na área, um dos motivos é que o mercado internacional de papel e celulose vem se abrindo ao Brasil. “A grande vantagem do País é que aqui se utiliza madeira plantada em reflorestamento e com um crescimento mais rápido que em outras partes do mundo”, diz a presidente da Associação Campograndense de Engenheiros Agrônomos (ACEA), Juliana de Mendonça Casadei.
Com o objetivo de preparar profissionais para que atuem nesse campo, uma parceria entre Sebrae, ACEA e Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore-MS) promove a capacitação em Silvicultura Módulo I – Viveiro, plantio e adubação. O evento acontece de 1 a 3 de junho, no auditório do Sebrae.
Por ser um setor que está se desenvolvendo em larga escala no Estado, a gestora do projeto de silvicultura do Sebrae, Patrícia Gasparetto de Medeiros, conta que falta qualificação técnica para atender esse tipo de produção. “Há um crescimento que gera demanda de profissionais especializados no assunto”, diz.
Com a falta de profissionais específicos que atendam esta demanda, muitos acabam vindo de outros estados. “Há interesse por parte dos profissionais sul-mato-grossenses em se especializarem para orientar aos silvicultores. A proposta do curso é atender a busca por este tipo de capacitação”, explica Juliana Casadei. Este será o primeiro de três módulos do curso e será ministrado pelo professor doutor da Universidade Federal de São Carlos, José Mauro Santana da Silva.
A capacitação é voltada para engenheiros agrônomos, engenheiros florestais, estudantes de graduação e ainda profissionais que se interessem pelo assunto. No último dia haverá também uma visita técnica ao viveiro Portal Verde. “O objetivo é que os participantes possam vivenciar as práticas da produção das mudas até o plantio”, diz Juliana.
Serviço
O curso acontece nos dias 1,2 e 3 de junho, das 8h30 às 12h30 e das 14 às 18h. O evento será no auditório do Sebrae que fica na Avenida Mato Grosso, 1661, Centro. As inscrições são feitas na Av. Marechal Cândido Mariano Rondon, 2581, sala 05, piso superior no período da tarde. O telefone para mais informações é 3213-3443.