O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e a Polícia Militar Ambiental (PMA) intensificarão a fiscalização e controle durante o período de defeso, que começa em novembro. As restrições entram em vigor a partir do dia 1º na bacia do Paraná e do dia 5 na bacia do Paraguai, estendendo-se até 28 de fevereiro do próximo ano.
Para garantir a preservação dos recursos naturais, a PMA e o Comando de Policiamento Rural atuarão em conjunto, mobilizando todo o efetivo e utilizando veículos, barcos e drones para monitorar os rios e coibir a pesca ilegal. Além disso, fiscais do Imasul verificarão os estoques de pescados em estabelecimentos como peixarias, restaurantes, pousadas e hotéis, que deverão declarar seus estoques ao Imasul até o dia 4 de novembro.
O Imasul alerta que estoques não declarados serão apreendidos, e os estabelecimentos infratores estarão sujeitos a multas de até R$ 100 mil ou suspensão da licença. Em caso de pesca ilegal, a PMA poderá apreender embarcações e equipamentos, aplicar multas e encaminhar os infratores à Polícia Civil. As patrulhas estarão atentas a áreas de maior movimentação dos cardumes, como corredeiras e cabeceiras.