Policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam uma carreta roubada carregada com aproximadamente 50 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai, nesta terça-feira (8), em Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul.
Durante patrulhamento na área rural do Assentamento Santo Antônio, os agentes encontraram o veículo, um Iveco Stralis, abandonado às margens da estrada. Ao vistoriar a carreta, foi constatado que um dos eixos do semirreboque estava danificado. Os policiais então revistaram o compartimento e localizaram a carga de cigarros, avaliada em cerca de R$ 2,7 milhões.
Em uma verificação mais detalhada, os policiais identificaram que tanto o cavalo-trator quanto o semirreboque eram provenientes de roubos registrados em setembro, no Paraná. O cavalo-trator havia sido roubado em Guaíra, e o semirreboque, em União da Vitória.
A carga foi entregue à Receita Federal em Mundo Novo, onde as medidas legais serão tomadas. Esta operação faz parte do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, que é uma colaboração entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em conjunto com a Operação Ágata Fronteira Oeste, coordenada pelo Ministério da Defesa.
Essa ação representa um duro golpe ao crime organizado, uma vez que a carga milionária apreendida se soma aos esforços para combater o contrabando e reforçar a segurança nas fronteiras do Brasil.