Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam, nesta terça-feira (12), um helicóptero Robinson R44 avaliado em R$ 3,5 milhões, suspeito de ser utilizado pelo narcotráfico. Durante patrulhamento em Amambai, os militares receberam informações sobre o pouso da aeronave em uma propriedade rural e foram até o local para investigar.
Ao chegar no ponto indicado, a equipe do DOF se uniu à Polícia Militar Ambiental. Durante a abordagem de dois homens próximos ao helicóptero, os suspeitos fugiram para a mata. Os policiais seguiram os fugitivos e, ao entrarem na área, foram recebidos a tiros. O confronto resultou na morte dos dois homens, que foram socorridos ao Hospital Regional de Amambai, mas não resistiram aos ferimentos.
Na vistoria da aeronave, os policiais encontraram galões de combustível vazios e identificaram divergências entre o prefixo da cauda e a plaqueta de identificação. O helicóptero foi transportado com apoio de uma viatura guincho da Polícia Militar de Amambai até a Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados, onde o material apreendido foi entregue.
Embora a polícia não tenha revelado a origem do helicóptero, este tipo de aeronave é comumente utilizado por traficantes, como a quadrilha de Antônio Joaquim da Mota, o Motinha, em Ponta Porã. Nos últimos três anos, pelo menos sete helicópteros estiveram envolvidos em acidentes na região sul do estado, próximo à fronteira com o Paraguai.