Simone Souza Simões, de 43 anos, esposa de um dos principais líderes de facção criminosa de São Paulo, foi presa em Ponta Porã durante uma operação conjunta do Batalhão de Choque e da Polícia Militar de SP na terça-feira (19). Ela é conhecida por atuar nos negócios ilícitos do marido, Jonas dos Santos Júnior, preso em SP, condenado por participação em ataques a policiais em 2006.
De acordo com a polícia, Simone fugiu para Ponta Porã após um mandado de prisão ser expedido em São Paulo. Na cidade, ela montou uma rede de tráfico de drogas, enviando entorpecentes do Paraguai para a Baixada Santista, fortalecendo a facção na região.
A prisão foi realizada de forma estratégica e precisa pelo Batalhão de Choque, que localizou Simone enquanto ela saía de um Centro de Estética. A ação fez parte de um esforço maior para combater o crime organizado, enfraquecendo a estrutura financeira da facção.
A detenção de Simone é um golpe importante para a facção criminosa, pois neutraliza uma líder ativa e impacta diretamente a operação de tráfico de drogas, ajudando a desarticular a organização e enfraquecer seu poder no estado.