A Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu um alerta sobre um novo golpe que está sendo aplicado em seu nome. Criminosos estão enviando boletos falsos para pagamento de multas e comunicados fraudulentos sobre a suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
As fraudes são realizadas por meio de mensagens via e-mail, SMS, WhatsApp ou links falsos do sistema "nada consta" da PRF. Os criminosos incluem informações pessoais das vítimas, como nome completo, número da CNH e valor da multa. Os boletos falsificados contêm códigos de barras que redirecionam os pagamentos para contas bancárias dos golpistas.
A PRF esclarece que não envia boletos por e-mail, SMS ou WhatsApp. As notificações de multas são enviadas exclusivamente pelos Correios, para o endereço cadastrado no Sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A instituição orienta que, caso haja suspeita de fraude, os motoristas não realizem pagamentos e entrem em contato diretamente com a PRF pelo telefone 191 ou pelo site oficial.
Para evitar cair em golpes, a PRF recomenda que a população desconsidere mensagens que solicitem informações pessoais ou bancárias, evite clicar em links ou abrir anexos de e-mails desconhecidos e sempre verifique a autenticidade dos boletos e comunicados antes de efetuar qualquer pagamento. Em caso de dúvidas, a orientação é procurar os canais oficiais da PRF.