Seis técnicos elétricos, com idades entre 23 e 36 anos, foram presos na manhã desta sexta-feira (18) no bairro Jardim Monumento, em Campo Grande. Eles são funcionários de uma empresa terceirizada que presta serviços para a Energisa e foram flagrados pela Polícia Militar enquanto queimavam fios de cobre nos fundos da residência de um dos envolvidos. A denúncia indicava que a queima acontecia com frequência.
Segundo os próprios técnicos, o material vinha da troca de fiação em residências atendidas pela empresa, e os fios antigos eram separados, queimados e revendidos. “Cada um consegue obter lucro de R$ 150 por semana com o esquema”, confessaram durante a abordagem. Os policiais encontraram três veículos da empresa estacionados no local, além de fios de alumínio novos — ainda não utilizados — pertencentes à concessionária.
Durante buscas na casa, os agentes também localizaram 50 metros de fiação nova e 24 gramas de maconha. O denunciante contou à polícia que o grupo realizava a queima semanalmente, o que levantou suspeitas e motivou o flagrante. Os seis envolvidos foram levados à delegacia e autuados por furto e posse de drogas.
Em nota, a Energisa afirmou que “repudia veementemente qualquer conduta ilícita” e ressaltou que todos os prestadores de serviço são treinados e obrigados a seguir o Código de Ética da empresa. A concessionária declarou ainda que está tomando “as medidas administrativas cabíveis conforme a gravidade dos fatos”.