Em uma operação conjunta de combate ao narcotráfico, a Polícia Federal do Brasil e a polícia paraguaia destruíram 89 hectares de plantações de maconha e desmantelaram 84 acampamentos usados para o tráfico de drogas. A área erradicada corresponde a cerca de 900 mil metros quadrados, o equivalente a mais de 120 campos de futebol.
A ação, realizada em três dias, teve como foco as áreas rurais do Departamento de Amambay, região que faz fronteira com o Brasil, próxima a Pedro Juan Caballero e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. Além da destruição das plantações, cerca de 54,6 toneladas de maconha pronta para distribuição foram encontradas e incineradas.
Batizada de "Nova Aliança", a operação contou com o apoio da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad), da Polícia Federal, do CODI-FTC e do Ministério Público. “A operação teve um impacto direto na cadeia de produção e comercialização de drogas na região”, afirmou um dos coordenadores.
As autoridades informaram que novas ações estão previstas para os próximos dias, como parte de uma ofensiva coordenada e contínua contra o crime organizado transnacional que atua na faixa de fronteira entre os dois países.