A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul deflagrou na última segunda-feira (7) a Operação Xeque-Mate, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava dentro e fora dos presídios do estado. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de prisão e quatro de busca e apreensão nas cidades de Nova Alvorada do Sul e Campo Grande.
As investigações apontam que o grupo era comandado por um detento do Presídio da Gameleira I, na Capital. A esposa do criminoso, que foi presa em Campo Grande, era responsável por coordenar as ações externas da quadrilha, cuidando da logística do tráfico de drogas em Nova Alvorada do Sul e da contabilidade da organização.
A quadrilha operava principalmente em Nova Alvorada do Sul, cidade considerada estratégica por sua localização próxima a Campo Grande e às rodovias federais BR-163 e BR-267, facilitando a movimentação de drogas e produtos contrabandeados.
A operação foi conduzida pelas delegacias de Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante, com apoio do GARRAS e da Polícia Militar. Os presos foram encaminhados às delegacias da região e seus nomes não foram divulgados pela Polícia Civil.