A IV Reunião da Rede Biosul, que acontece em Campo Grande, visa debater a integração dos bancos de dados e a troca de informações de identificação entre Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estados que integram o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul).
Para o coordenador do evento e diretor do Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul, Rubens Cyles Pereira, a unificação dos bancos de dados dos Estados que compõem o Codesul, além da economia, irá agilizar na identificação de cadáveres e de identidades falsas. “Em se aprovando esta proposta, a ideia é unificar as carteiras de identidades, que terão uma sequência numérica única, nesses quatro estados”, explica Cyles.
Outro objetivo da IV Reunião de Trabalho dos Estados do Codesul é promover discussões entre as autoridades de segurança pública e os órgãos de identificação estaduais e apresentar estudos de casos, de forma à viabilizar essa integração dos dados biográficos e cartográficos, através da criação da Rede Biosul.
A IV Reunião da Rede Biosul será aberta às 9 horas da manhã da próxima quinta-feira, dia 17, no auditório Germano de Barros, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande.
Estarão presentes na abertura o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, o diretor do II, Rubens Cyles, os diretores dos Institutos de Identificação do Paraná, Newton Tadeu Rocha, de Santa Catarina, José Augusto da Luz Koerich e do Rio Grande do Sul, Carlos Eduardo Falcão Pereira.
Estão previstas ainda, palestras e apresentações de painéis sobre o Banco de Dados Único da Sejusp/MS (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul) e o sistema SIGO, propostas de integração com validação para a segurança dos dados e estudos de casos. Ao final da reunião, na tarde do dia 19, sexta-feira, será elaborado um Termo de Cooperação Ténica (TCT) para a criação da Rede Biosul, que será assinado pelos quatro estados integrantes do Codesul.