Após a segunda reunião da Sala de Situação para controle e prevenção de incêndios no Pantanal e Amazônia, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, anunciou um reforço significativo no efetivo de brigadistas para enfrentar a crise ambiental. Atualmente, a operação conta com 175 brigadistas do Ibama, 40 do ICMBio, e 53 da Marinha, além de apoio do Corpo de Bombeiros e brigadistas privados.
"Teremos um adicional de 50 brigadistas do Ibama e 60 da Força Nacional, agilizando contratações com mudanças no marco regulatório para resposta mais rápida às emergências", declarou a ministra. Marina destacou a união de esforços entre diferentes setores como crucial frente à emergência climática.
A situação no Pantanal, afetado por uma seca severa, apresenta um cenário alarmante com aumento nos focos de incêndio. "Estamos diante de uma das piores crises já vistas no Pantanal. A falta de chuvas aumentou a quantidade de matéria orgânica inflamável", alertou Marina.
Na próxima sexta-feira (28), as ministras Marina Silva e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) visitarão Corumbá (MS), um dos municípios mais impactados. Tebet afirmou que não faltarão recursos responsáveis para salvar o bioma, com R$ 100 milhões já destinados para ações do Ibama e ICMBio.
Os esforços ministeriais incluem a análise de custos para decisões orçamentárias imediatas, priorizando medidas para conter incêndios criminosos e fortalecer a logística de combate.