O secretário Jaime Verruck, da Semadesc, chefiou uma comitiva do Governo do Estado em visita oficial, nesta quinta-feira (26), na fábrica de celulose da Suzano, em Ribas do rio Pardo. Verruck representou o governador Eduardo Riedel e pessoas ligadas à ONGs também participaram da visita.
“É o primeiro grupo que visita a indústria após o início das atividades da Suzano no município. Conhecemos todo o processo produtivo e também, principalmente, como é que eles estão tratando a questão dos incêndios florestais”, comentou o secretário.
“Neste ano, através do sistema de monitoramento, combate, prevenção, capacitação, a Suzano ainda não registrou áreas queimadas de eucalipto. Eles estão tendo uma atuação muito forte em propriedades lindeiras”, informou o titular da Semadesc.
Após a visita foi criado, a partir da experiência da Suzano, um grupo de trabalho para apoio às propriedades rurais do grupo Aliança 5P, que somam cerca de 300 mil hectares no Pantanal. “A ideia é dar início a um projeto piloto de manejo integrado de fogo, de aceramento, de capacitação de pessoas, sistema de monitoramento, visando esse grupo, contribuir obviamente para toda a prevenção de combate a incêndios no Pantanal”, concluiu o secretário.
Integraram o grupo o vice-presidente Executivo de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade da Suzano, Fernando de Lellis Bertoluci, juntamente com a equipe de Sustentabilidade e Combate a Incêndios Florestais da indústria de celulose; a produtora rural Teresa Bracher e o ambientalista Roberto Klabin, do grupo Aliança 5P; representantes da Onçafari; o diretor-presidente do Imasul, André Borges; o presidente do SOS Pantanal Alexandre Rossi; Renato Roscoe, do Instituto Taquari Vivo; o subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS, coronel Rampazzo e o Assessor Bombeiro Militar da Semadesc, tenente-coronel Leonardo Congro.