O governador Eduardo Riedel destacou o papel essencial do setor cooperativista em Mato Grosso do Sul, enfatizando a contribuição dessas cooperativas para o desenvolvimento econômico do Estado. Ele fez esse reconhecimento durante sua participação no Show Rural Coopavel, em Cascavel, nesta quarta-feira (12). “MS é um estado que vem se desenvolvendo em uma taxa muito elevada. Isto se deve em parte ao empreendedorismo dos paranaenses, com as cooperativas do Paraná. Estamos aqui para fazer este reconhecimento, conversar com as cooperativas sobre todas as oportunidades no nosso Estado”, afirmou Riedel.
O governador também reforçou a parceria sólida entre as cooperativas e o sistema econômico do Estado, que tem sido fundamental para o crescimento de Mato Grosso do Sul. “Mato Grosso do Sul e Paraná são dois estados que têm a mesma diretriz de desenvolvimento e crescimento, que contam com apoio e força do cooperativismo. Estamos com previsão de crescer 4,5% no ano que vem, com uma série de indicadores positivos”, afirmou.
Bruno Chaves/Secom
![Durante evento, Riedel destaca o cooperativismo como impulsionador da economia de Mato Grosso do Sul](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2025/02/13/560x420/09464f03e77859eb6b744e3126e81e54.jpg)
Em evento no Paraná, Governo de MS destaca papel do cooperativismo na economia regional
Durante o evento, Riedel participou da primeira reunião ordinária de 2025 das diretorias da Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) e da Fecoopar (Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), em parceria com o governador do Paraná, Ratinho Júnior. Um dos principais assuntos abordados foi a discussão sobre os investimentos previstos para o setor cooperativista em 2025, além das possíveis parcerias entre os dois estados.
O Show Rural Coopavel, realizado de segunda-feira (10) até sexta-feira (14), atrai uma grande quantidade de visitantes, com a expectativa de que 350 mil pessoas, do Brasil e de outros países, passem pelo evento. A exposição deste ano é alusiva ao Ano Internacional das Cooperativas, celebrado ao longo de 2025, destacando a relevância do cooperativismo em diversas partes do mundo, com ênfase nas inovações tecnológicas e sustentabilidade.
O sistema cooperativista tem uma forte presença em Mato Grosso do Sul, atuando em 77 dos 79 municípios do Estado. Atualmente, há 136 cooperativas registradas, distribuídas em sete setores, com destaque para o ramo agropecuário, que concentra o maior número de cooperativas (62 unidades). O setor de crédito ocupa o segundo lugar, com 16 cooperativas. Essas cooperativas geram aproximadamente 14,6 mil empregos no Estado.
O Governo do Estado também tem promovido iniciativas de apoio ao cooperativismo, como o Procoop (Programa de Desenvolvimento do Cooperativismo), que visa incentivar e fortalecer os investimentos no setor. No ano passado, o investimento no cooperativismo alcançou a marca de R$ 2 bilhões, refletindo o compromisso do governo com o crescimento e a expansão das cooperativas em Mato Grosso do Sul.