O governador Eduardo Riedel, assume nesta quinta-feira (1º) a Presidência do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul). A cerimônia contará com a presença dos governadores Eduardo Leite (RS), Carlos Massa Ratinho Junior (PR) e Jorginho Mello (SC). O evento será realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
A secretaria de Comunicação do governo fará a cobertura do evento e haverá coletiva de imprensa às 12h15 no auditório Germano de Barros.
A transição da Presidência do Codesul representa um momento significativo para a cooperação regional, promovendo o desenvolvimento e a integração dos estados do Sul. Eduardo Riedel expressou sua expectativa de fortalecer a parceria entre os estados e avançar em projetos conjuntos que beneficiem a região.
A presença dos governadores Eduardo Leite, Carlos Massa Ratinho Junior e Jorginho Mello ressalta a importância da unidade entre os estados do Sul, especialmente em um momento de desafios econômicos e políticos. O Codesul tem se mostrado uma plataforma vital para a troca de experiências e a implementação de políticas públicas eficientes e inovadoras.
Com a nova liderança, o Codesul pretende focar em áreas estratégicas como infraestrutura, segurança pública, saúde e educação. A colaboração entre os estados é vista como essencial para enfrentar os desafios regionais e promover um crescimento sustentável e inclusivo.
Codesul
O Codesul foi criado em 1961 por meio de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina. O objetivo era potencializar ações conjuntas para levar desenvolvimento econômico e social aos estados do Sul, fortalecendo a integração regional. Mato Grosso do Sul começou a fazer parte do conselho desde 1992.