O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participará na próxima sexta-feira (15) do fórum do G20, que reunirá as maiores economias do mundo no Rio de Janeiro (RJ). Ele representará os governadores brasileiros no evento, onde discutirá temas ligados à governança e ao enfrentamento das mudanças climáticas. Riedel foi convidado pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Fórum Nacional de Governadores e pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
Durante o fórum, o governador apresentará as iniciativas de Mato Grosso do Sul voltadas ao desenvolvimento sustentável, como a Lei do Pantanal e a meta de tornar o estado carbono neutro até 2030, a primeira do Brasil. Ele também destacará o programa "Roadmap Estado Carbono Neutro", lançado em 2024, que visa avaliar e implementar políticas climáticas nos municípios. Já dois terços dos municípios do estado foram mapeados, e os resultados serão apresentados no II Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, em novembro.
Riedel enfatiza a importância da colaboração entre os governos estaduais e municipais para enfrentar as mudanças climáticas, com o apoio técnico e financeiro necessário. Ele também ressaltou a criação do Fundo Clima, que facilita o acesso a recursos internacionais para a preservação ambiental. Sua participação no evento marcará a abertura do U20, ação do G20, e a agenda do fórum incluirá debates sobre inclusão social e transições energéticas, que também estarão presentes na Cúpula de Líderes do G20, nos dias 18 e 19 de novembro.